topo_cabecalho
Debate sobre centenário da Reforma Universitária de Córdoba acontecerá nesta quinta na UFCG

Evento gratuito será realizado a partir das 18h30min, no Hall das Placas

 

Com o objetivo de celebrar o centenário de um marco do movimento estudantil na América Latina, será realizada nesta quinta-feira, dia 14 de junho, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a mesa-debate “100 anos da Reforma Universitária de Córdoba e seu impacto na América Latina”. Aberto ao público, o evento acontecerá na sala 15 do Hall das Placas do Centro de Humanidades (CH), a partir das 18h30min.

 

Coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Estado e Luta de Classes na América Latina - Práxis, o debate contará com a participação dos professores Gonzalo Adrian Rojas e Danilla Aguiar, da UFCG e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), respectivamente. 

 

Reforma - Inspirado na Revolução Russa de 1917, a Reforma Universitária de Córdoba foi um importante fato político protagonizado pela juventude universitária argentina, que reivindicava a participação de estudantes e professores na gestão universitária, a inserção dos povos latino-americanos e sua história, bem como a modernização do sistema universitário da época. Apesar de no Brasil ser um fenômeno político pouco conhecido, o histórico movimento teve um forte impacto latino-americano, provocando avanços em debates e atuação sobre autonomia, co-governo e democratização das universidades.   

 

(Ascom UFCG)


Data: 14/06/2018