Funcionários do Restaurante Universitário da UFCG participam de treinamento

Capacitação acontece até 25 de junho e é realizada anualmente pelo Núcleo de Nutrição

Cerca de 40 funcionários do Restaurante Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus sede, estão participando do “Treinamento para Manipuladores de Alimentos”, realizado pelo Núcleo de Nutrição da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC).  A capacitação começou no dia 16 de maio e segue até 25 de junho. As aulas acontecem nas segundas, quartas e quintas-feiras, no turno da tarde, e os funcionários são divididos em turmas.

No curso, são ministrados temas como os perigos e pontos críticos de controle dos microorganismos, segurança alimentar, formas de contaminação de alimentos, manipulação higiênica dos alimentos, doenças transmitidas por alimentos (DTA´s), higiene pessoal, ambiental, de utensílios e de equipamentos em unidades de alimentação e nutrição (UANs).

De acordo com a nutricionista Valquíria Vasconcelos, que coordena a capacitação, o treinamento é de rotina anual. “É um curso que realizamos há quatro anos para toda equipe e sempre que há uma nova entrada de funcionário no restaurante. Faz parte do cumprimento das exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Programa Nacional de Alimentação Escolar”, explica.

Ruan Carlos, 24 anos, trabalha há quatro anos no restaurante como auxiliar de serviços gerais e se mostra satisfeito com o treinamento. “É sempre bom aprender para melhorar os serviços que realizamos. No meu caso, estar sempre com os Equipamento de Proteção Individual, como luvas, botas e máscaras. Higienizar sempre as mãos e manter o ambiente limpo“, ressalta.

Segundo a nutricionista, estão agendados ainda para este ano treinamentos específicos para cozinheiro, copeiro, auxiliar de serviços gerais em restaurante e despenseiro. O curso também é disponibilizado para os campi fora de sede.

(Ascom UFCG)

Data: 14/06/2018