Terminam nesta sexta as inscrições para o SiSU 2018.2

UFCG oferece 1.525 vagas em 35 cursos de graduação

Terminam nesta sexta-feira, dia 15, na página http://sisu.mec.gov.br, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do segundo semestre de 2018. Estão sendo ofertadas na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) 1.525 vagas em 35 cursos de graduação, sendo 755 vagas na modalidade ampla concorrência e 770 reservadas para o sistema de cotas.

Para poder fazer a inscrição, o estudante deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017), obtido nota na redação diferente de zero e não estar na situação descrita no item 1.10 do Edital do Enem 2017. Também é necessário informar o número de inscrição do Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada no Enem.

Aplicativo

Por meio do aplicativo do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/mobile), o estudante poderá acompanhar sua inscrição, ter acesso as classificações parciais e notas de corte, ver o resultado final e a lista de aprovados.

Datas

O resultado da chamada regular (única) do SiSU sairá no próximo dia 18, e o cadastramento dos convocados na chamada única realizado nos dias 22, 25, 26, 27 e 28 de junho. A manifestação de interesse em participar em lista da espera deve ser feita de 22 a 27 de junho.

A primeira chamada da lista da espera na UFCG acontecerá no dia 3 de julho, com o cadastramento dos convocados acontecendo nos dias 5 e 6. A matrícula em disciplinas ocorrerá no dia 15 de agosto e o início das aulas está programado para o dia 20 de agosto.

Na terminologia da UFCG, cadastramento é o procedimento por meio do qual o candidato aprovado se torna aluno da UFCG, enquanto que matrícula é o procedimento por meio do qual o aluno define as disciplinas que irá cursar em cada período letivo.

Mudanças no SiSU 2018.2

Esta segunda edição anual do SiSU apresenta mudança nos critérios de definição do percentual de vagas reservadas para candidatos portadores de deficiência. Após entendimentos entre o MEC, o Ministério da Saúde e a Comissão Nacional de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e dos Direitos Humanos, o percentual de vagas foi reduzido em todos os estados. Na Paraíba, baixou de 27,77 para 9,78%.

De acordo com o MEC, este percentual se alinha com o que estabelece o Estatuto da Pessoa com Deficiência, pois traduz o atual conceito de pessoa com deficiência, que são aquelas pessoas que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Veja aqui o edital e a legislação do processo.

(Ascom UFCG)

Data: 15/06/2018