Capes envia brasileiros para estudar ciências biológicas e biomédicas em Yale

O novo programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) vai enviar até cinco brasileiros para cursar doutorado pleno na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. A iniciativa lançada na quarta-feira, 13, tem o objetivo de formar estudantes no Programa Combinado de Ciências Biológicas e Biomédicas (Programa BBS), contribuindo para formar lideranças em pesquisa nas referidas áreas.

As inscrições ocorrem em duas etapas, com prazos distintos. Primeiramente o candidato submete proposta na página da CAPES até 31 de agosto. A agência vai divulgar o resultado preliminar em 10 de outubro. Os aprovados devem então se inscrever em Yale por meio de um formulário online da universidade americana de 24 de outubro a 10 de novembro. O resultado final será divulgado até fevereiro de 2019, e as atividades em Yale iniciam a partir de agosto do mesmo ano.

Interessados devem ser brasileiros e residentes no país durante o processo de seleção; ter diploma de graduação e não possuir título de doutorado; dedicar-se integralmente ao curso e não acumular bolsa de outra agência federal; apresentar certificado de proficiência em inglês e comprovante do Graduate Record Examination (GRE).

No momento da inscrição, o candidato deve selecionar uma das oito ênfases do Programa BBS: Bioquímica, Biologia Quantitativa, Biofísica e Biologia Estrutural; Biologia Computacional e Bioinformática; Imunologia; Microbiologia; Biologia Celular Molecular, Genética e do Desenvolvimento; Medicina Molecular, Farmacologia e Fisiologia Neurociência; e Biologia molecular de plantas.

Formato próprio

O curso tem duração de até seis anos, em um formato diferente dos programas de pós-graduação brasileiros. No primeiro ano em Yale, os estudantes cursam duas a três disciplinas por semestre e cumprem dois a quatro rodízios de laboratório. Em seguida, selecionam um orientador de tese no laboratório no qual será conduzida sua pesquisa de doutorado.

Benefícios

Durante os três primeiros anos do curso, a CAPES paga diretamente ao bolsista mensalidade e mensalidade suplementar; passagens de ida e volta para o bolsista e para os dependentes; auxílio-instalação e auxílio seguro-saúde. A partir do quarto ano, Yale assume esses custos. A universidade também fornece isenção de taxas acadêmicas ou administrativas.

Confira a página do programa.

(Capes)

Data: 18/06/2018