UFCG inscreve para o Programa Institucional de Residência Pedagógica

Serão oferecidas 528 bolsas para estudantes de licenciaturas. Inscrições vão até 28 de junho

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está com inscrições abertas para seleção de alunos de licenciaturas que tenham interesse em atuar como bolsistas do Programa Institucional de Residência Pedagógica 2018. Estão sendo oferecidas 528 vagas distribuídas nos cinco campi onde a UFCG oferece cursos de licenciatura - Campina Grande, Cuité, Sumé, Cajazeiras e Patos.

Para participar, o candidato precisa ter cursado o mínimo de 50% da licenciatura ou estar cursando a partir do 5º período, além de ter disponibilidade para dedicar 440 horas às atividades do projeto durante o período de 18 meses. O estudante que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista, desde que não possua relação de trabalho com a UFCG ou com a escola onde desenvolverá as atividades do projeto.

As inscrições deverão ser realizadas até a próxima quinta-feira, dia 28 de junho, nos setores de protocolo, conforme horário específico de funcionamento em cada campus. O candidato deverá preencher o formulário de inscrição e anexar os documentos relacionados no edital. A seleção será feita por meio de carta de motivação, a ser realizada no dia 4 de julho. O resultado deverá ser publicado no dia 5 de julho.

Mais informações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Ensino (PRE), pelo telefone 2101.1525 ou pelo e-mail resid.ufcg@gmail.br.

Acesse aqui o edital completo .

Residência Pedagógica

Instituída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no mês de fevereiro, a Residência Pedagógica é uma atividade de formação realizada por alunos de licenciaturas em escolas públicas de educação básica, denominadas escolas-campo. , o residente é acompanhado por um professor da educação básica, denominado preceptor, sendo orientado por um professor da sua Instituição de Ensino Superior (IES).

Entre os objetivos estão aperfeiçoar a formação dos estudantes de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e exercitem a relação entre teoria e prática profissional docente; fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e aquelas que receberão os egressos das licenciaturas; e induzir a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica.

(Ascom UFCG)

Data: 25/06/2018