Publicado edital com diretrizes do Exame Nacional de Desempenho

Já foram listados, na edição do Diário Oficial da União de sexta-feira, 2, as diretrizes, os procedimentos e as datas da edição de 2018 do Exame Nacional Desempenho de Estudantes (Enade). Os coordenadores de cursos deverão fazer as inscrições dos estudantes ingressantes regulares e dos concluintes regulares entre 2 de julho e 12 de agosto. Já o cadastro dos estudantes concluintes regulares deve ser feito pelo próprio aluno, de 14 de agosto a 21 de novembro. O exame será aplicado em todo o Brasil, em 25 de novembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação.

Deverão se inscrever os estudantes ingressantes e concluintes habilitados dos cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas a serem avaliadas em 2018. Os ingressantes habilitados, devidamente inscritos pela instituição de educação superior, ficarão dispensados da participação no Enade 2018, mas precisam se inscrever dentro do prazo divulgado. Já os concluintes habilitados devem obrigatoriamente participar do exame. A situação de regularidade no Enade será divulgada pelo Inep, em relatório específico, a partir de 2 de janeiro de 2019. Aqueles que não cumprirem as obrigações previstas para a obtenção de regularidade não poderão colar grau.

São considerados estudantes ingressantes aqueles que iniciaram um dos cursos avaliados em 2018, cumprindo de zero a 25% da carga horária mínima do currículo do curso até 13 de agosto deste ano. Os concluintes dos cursos de bacharelado são aqueles com expectativa de conclusão de curso até julho de 2019 ou que já cumpriram 80% ou mais da carga horária mínima do currículo e que não tenham colado grau até 13 de agosto de 2018. Os concluintes dos cursos superiores de tecnologia, por sua vez, devem concluir o curso até dezembro de 2018 ou ter integralizados 75% ou mais da carga horária mínima do currículo, e não devem ter colado grau até 13 de agosto. O grupo de estudantes habilitados para o Enade 2018 deverá ser inscrito pela instituição independentemente de ter registrado sua participação em edições anteriores do exame.

Cadastro

O candidato, previamente inscrito pela instituição de ensino superior, deverá criar login e senha para ter acesso ao Sistema Enade. Para fazer o cadastro é necessário informar o CPF, um número de telefone com DDD e um endereço de e-mail válido. Os estudantes habilitados que forem concluintes de mais de um curso de graduação deverão indicar o curso para o recebimento da prova no local de aplicação. Quem necessitar de atendimento especializado e/ou específico deverá informar e comprovar, por meio de documentos, a condição que motiva a solicitação especial.

Estrutura

A prova do Enade terá duração de quatro horas e será composta por dez questões de formação geral, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha; e 30 questões de componente específico de cada área de avaliação, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha. As questões discursivas do componente de formação geral vão avaliar aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

Enade

Componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, o  Exame Nacional Desempenho de Estudantes consiste em uma prova para avaliação individual e um questionário. De acordo com a legislação, devem ser inscritos os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição do ano do Enade, bem como os irregulares. No histórico escolar do candidato ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade.

Confira  aqui o edital, com o cronograma de 2018 do Enade.

(MEC)

Data: 25/06/2018