HU de Cajazeiras implanta serviço de ultrassonografia com oferta para mulheres

Por mês, serão realizados quase 700 exames em mulheres, crianças e adolescentes

Em uma carroça, Janiane Cavalcanti chega ao Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado à Rede Ebserh, acompanhada do marido e do filho mais novo. A agricultora, que está grávida de 7 meses e mora em um povoado próximo a Cajazeiras, é uma das beneficiadas com o novo serviço de ultrassonografia implantado este mês na unidade e que deve desafogar todo o sistema, além de garantir maior rapidez nos agendamentos e satisfação por parte das usuárias, que costumam esperar meses pelo exame. Serão ofertadas quase 700 ultrassonografias por mês para mulheres, crianças e adolescentes.

“O médico tentou marcar para a Policlínica do município (um dos pontos onde são feitos os procedimentos), mas estava lotado, não tinha mais vaga. Estou esperando por esse ultrassom, principalmente porque ainda não sei o sexo e não comprei nada do enxoval. Tenho certeza que terei um bom atendimento”, disse Janiane, pouco antes de entrar no consultório.

A regulação é feita por meio dos municípios, um total de 15 cidades cuja população de mais de 177 mil pessoas já é referenciada para o HUJB nos casos de pediatria. Antes da oferta do serviço de ultrassonografia voltada à saúde da mulher no hospital universitário, os únicos pontos que disponibilizavam o exame em Cajazeiras eram a Policlínica e a Maternidade Dr. Deodato Cartaxo.

“A regulação dos atendimentos eletivos do HUJB está sendo feita através do agendamento pela Central de Regulação e Exames e Consultas (CREC) do município de Cajazeiras e posteriormente pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Os usuários são atendidos na Unidade Básica de Saúde da Família e encaminhados para a CREC”, detalhou a chefe do setor de Regulação e Avaliação em Saúde do HUJB, Tereza Lourença Araújo.

A usuária Josefa Framíria, de 23 anos, disse que esperou mais de dois meses porque o exame também estava agendado para fazer na policlínica do município. “Nunca havia feito pelo SUS porque demorava demais. Agora, foi mais rápido porque nos remanejaram para o HUJB. Estão todos de parabéns pela organização e limpeza do ambiente, e principalmente pelo excelente atendimento dos profissionais daqui”, contou a agricultora.

Ainda segundo a chefe do setor de Regulação, a oferta para as ultrassonografias é de segunda-feira a sábado, com 30 vagas diariamente, sendo que quatro dessas vagas são destinadas aos pacientes internos. “A capacidade de Ultrassonografias mensal é de aproximadamente 660, incluindo abdômen total, rins e vias, obstétrico, tireoide, mama, pélvica, transvaginal, articulação, obstétrico com doppler, bolsa testicular, glândulas salivares, parede abdominal, cervical, abdômen superior e região inguinal”, enumerou Tereza.

“Com esta última contratação dos empregados públicos concursados, vimos tornar-se realidade serviços que antes não eram possíveis por falta de pessoal. Além dos exames de ultrassonografia, contamos agora com a ampliação do número de consultas e especialidades nos ambulatórios, a implantação do pré-natal de alto risco e a abertura da maternidade, que deve funcionar até 2019”, relatou a superintendente Mônica Paulino.

(Ascom HUJB/UFCG)

Data: 19/07/2018