Programa da UFCG realiza ações na abertura da Semana do Agricultor em Sumé

Na manhã desta segunda feira, 23, integrantes do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (Pascar) e estudantes da disciplina de Solos do Semiárido, do curso de Tecnologia em Agroecologia do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, participaram com ações na abertura da Semana do Agricultor, organizada pela Prefeitura Municipal de Sumé.

A coordenadora do Pascar, professora Adriana Meira, e integrantes do programa, distribuíram raquetes de palma doadas pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA) - como contribuição para a homenagem aos agricultores, além da entrega de mudas de plantas forrageiras, arbóreas, do composto orgânico e húmus produzidos no Viveiro de Mudas do CDSA.

Os estudantes entregaram material impresso sobre Agroecologia, Banco de Sementes, Convivência com o Semiárido, e conversaram com os visitantes no estande do Pascar. A professora Glauciane Danusa e o acadêmico de Biotecnologia, Eliel Gomes Barbosa, também estiveram presentes e fizeram demonstração com o secador e o fogão solar, atraindo visitantes ao espaço.

Na oportunidade o Município fez a entrega da nova estrutura da Feira Agroecológica de Sumé e o kit de fomento à produção de forragens composto por trator, colheitadeira/ensiladeira, grade aradora, sulcadora e debulhadeira de grãos. Também ocorreu a ciranda de serviços, praça de alimentação e apresentações culturais.

“Sem dúvida o dia de hoje ficará marcado na história da nossa cidade e é a prova de que a soma de esforços e a parceria em prol das questões do campo são a fórmula de sucesso para comemorarmos o dia do agricultor em nosso município. Ressaltamos que para ser agricultor e agricultora é preciso amar a terra, o campo, as plantas, o ambiente, ter a vocação, que muitas vezes é despertada ainda na infância”, disse a professora Adriana Meira.

“São esses personagens homenageados que na sua simplicidade e na lida diária, enfrentando os diferentes cenários de mercado e clima e os desafios do cotidiano, produzem o que há de mais sagrado para a humanidade – a alimento. Em deferência a sua importância, em 28 de julho de 1960 o presidente Juscelino Kubitschek instituiu o DIA DO AGRICULTOR, durante a comemoração do centenário do Ministério da Agricultura. A homenagem a este ator social de relevante destaque será fechada com chave de ouro com a VII Cavalgada do Agricultor, que acontecerá no próximo domingo, dia 29”, concluiu.

(Assimp CDSA/UFCG)

Data: 23/07/2018