topo_cabecalho
HUAC antecipa consultas como alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Para lembrar a importância da prevenção contra o câncer de cabeça e pescoço, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove uma ação especial nesta terça-feira, dia 24.

 

Durante toda a tarde, especialistas em câncer de cabeça e pescoço irão atender, de forma antecipada, a 50 pacientes. Também está sendo realizada no hospital a distribuição de panfletos, orientando sobre os principais sintomas da doença.

 

As consultas, marcadas para datas futuras, foram adiantadas como forma de divulgação do chamado Julho Verde, a campanha nacional de prevenção e conscientização do câncer de cabeça e pescoço. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer, 1.690 novos casos da doença serão diagnosticados na Paraíba até o fim do ano.  

 

“Aqui no Hospital Alcides Carneiro, nós faremos 50 consultas de pacientes que já têm a guia do SUS para cirurgia de cabeça e pescoço. Vamos fazer o atendimento dos pacientes que foram enviados pela Rede Básica de Saúde de Campina Grande e das cidades atendidas pelo HU”, afirmou o médico Uirá Coury, cirurgião de cabeça e pescoço da instituição.

 

No decorrer das consultas, serão feitos os encaminhamentos necessários e, se possível, o diagnóstico precoce de lesões. “Dependendo do caso, é feito o encaminhamento dos pacientes para exames pré-operatórios, necessidade de realização de biópsia, caso seja a situação, e também de cirurgias para pacientes que já tiverem com os exames pré-operatórios prontos”, explicou o especialista, que é coordenador do setor no HUAC.

 

O cirurgião Uirá Coury também lembrou que, durante o Julho Verde, as pessoas ficam mais atentas aos sintomas do câncer de cabeça e pescoço, justamente por conta da divulgação sobre a doença, a qual é feita com o apoio da mídia nessa época do ano.

 

(Ascom HUAC/UFCG)


Data: 24/07/2018