Mestrados profissionais em rede são debatidos em mesa redonda

Os Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (PROEBs) foram tema de debate nesta quinta-feira, 26, durante a programação da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece até o próximo dia 28, na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió.

Os mestrados profissionais em rede nacional têm por objetivo fomentar a manutenção e o desenvolvimento dos programas de pós-graduação nesta modalidade para qualificação de docentes do ensino básico das redes públicas.

Segundo dados apresentados por Nelson Studart Filho, vice-coordenador da Comissão Nacional de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis-MNPEF), existem dez programas que seguem este modelo no Brasil, com cerca de 7,2 mil matrículas ativas e 3,7 mil alunos titulados. Anualmente são investidos R$ 39 milhões para professores cursistas e R$ 6 milhões para custeio em 98 universidades públicas do país.

“Este modelo de programa já está implantado, precisamos nos preocupar com a sua manutenção. Por meio da Portaria CAPES 61/2017, o PROEB foi regulamentado, estabelecendo políticas para concessão de bolsas e custeio, o que permitiu o ingresso de novos programas nas áreas, com 1160 vagas”, explicou Nelson.

O vice-coordenador também ressaltou as ações técnicas de monitoramento, iniciadas em 2017, com o objetivo de visitar as escolas onde atuam os professores egressos dos cursos e verificar o impacto da formação, bem como a aplicabilidade dos produtos educacionais gerados a partir das dissertações. “Este processo visa a melhoria da prática e do método de ensino nas áreas abrangidas.”

ProFis

A professora associada do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Comissão de Pós-graduação do ProFis-MNPEF, Carmen Pimentel Cintra do Prado, falou sobre os impactos do programa. “A ideia é, além de dar formação, fazer uma complementação da formação profissional em física, com novas técnicas e metodologias.” O Profis conta atualmente, com 59 polos ativos em praticamente todos os estados.

Outro ponto levantado pela professora foi a importância do programa para além do ganho intelectual individual alcançado pelos alunos. “Trazer esses professores da educação básica de volta para o convívio universitário serve também para a criação de uma rede de contatos tanto com professores quanto com demais instituições e com a sociedade.”

Para o futuro, desafios estão propostos - como incentivar cada vez mais o desenvolvimento de pesquisas aplicáveis - que sejam úteis para toda a sociedade e não só para o aluno, concentrar esforços para a homogeneização das disciplinas e material de apoio e tecer estratégias para melhoria da comunicação, seja na troca de experiências como na disponibilização de dissertações na página do programa.

CAPES na Reunião da SBPC

Até 28 de julho, a CAPES está com estande localizado na ExpoT&C, onde presta informações sobre os diversos programas da Fundação. Também estão acontecendo treinamentos para o uso do Portal de Periódicos e Recursos Digitais para o Ensino Fundamental.

(Capes)

Data: 27/07/2018