Andifes elege nova diretoria

O reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Reinaldo Centoducatte, é o novo presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior

Na sexta-feira (27), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes elegeu a nova diretoria executiva para o mandato 2018-2019. A eleição ocorreu durante a CLXXII reunião ordinária do Conselho Pleno da associação, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

A nova diretoria, eleita por unanimidade, é composta pelos reitores Reinaldo Centoducatte (Universidade Federal do Espírito Santo – UFES), como presidente; reitor João Carlos Salles Pires da Silva (Universidade Federal da Bahia – UFBA), (1° vice-presidente; reitora Guida Aquino (Universidade Federal do Acre – UFAC), suplente; Edward Madureira Brasil (Universidade Federal de Goiás – UFG), 2° vice-presidente; e Cleuza Maria Sobral Dias (Universidade Federal do Rio Grande – FURG), suplente.

Ao apresentar um breve relatório de gestão, o ex-presidente, reitor Emmanuel Zagury Tourinho (UFPA), destacou o importante papel desempenhado pela Andifes, apesar do cenário de crise política e econômica do Brasil. “Vivemos momentos difíceis, tensos, alguns muito tristes, em particular quando perdemos nosso colega, reitor Cancellier, uma tragédia. Tivemos momentos em que fomos exigidos arduamente para defender as pautas do sistema tão valioso das universidades federais, e só o conseguimos fazer porque tivemos a união e a colaboração de todos os reitores e todas as reitoras. Agradeço a unidade de uma diretoria coesa.” Tourinho destacou, ainda, o avanço do diálogo internacional da Andifes, citando o importante protagonismo da associação durante a III Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e Caribe (CRES 2018), em Córdoba, na Argentina.

O presidente eleito, Reinaldo Centoducatte, afirmou que a nova diretoria está ciente do desafio diante do cenário difícil que as universidades federais brasileiras estão enfrentando, e que esse conhecimento aumenta a responsabilidade com a qual irão conduzir a agenda da Andifes.

“Iremos nos desdobrar para sermos merecedores da confiança que cada reitor e cada reitora depositou em nós. Somos representantes de um coletivo – a Andifes, onde disponibilizamos de muita união para dar conta dos desafios impostos nessa conjuntura difícil que temos vivenciado na política e na economia. Vamos continuar cumprindo um papel importante na vida política desse País. Pela consolidação da democracia, não podemos nos abster do nosso papel, seguindo na luta para que não ocorram atos que violem as leis e a Constituição Federal, como temos visto nos últimos tempos. Mãos à obra!”, declarou.

(Andifes)

Data: 01/08/2018