Projeto da UFCG em Sumé elabora jogo para conservação do solo

Aplicativo ainda está em fase de desenvolvimento

O projeto “Educação em solos: aprender brincando para usar conservando” (edital universal CNPq 2016) realizou nesta quarta-feira, 1 de agosto, uma reunião com a equipe que fará o pré-teste do jogo “Solo Amigo”, produto deste projeto que é coordenado pela professora Adriana Meira Vital.

Participaram 18 professores das escolas municipais de Sumé, Coxixola e Congo, além dos estudantes vinculados ao PIBIC Ensino Médio e o bolsista do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (Pascar), Fabrício Soares.

O jogo/aplicativo, desenvolvido para dispositivos móveis terá características interativas. A iniciativa vai conscientizar a comunidade estudantil de forma criativa e estimular o desenvolvimento de ações proativas e concretas em prol do solo.

A proposta do Solo Amigo como jogo de inovação está sendo desenvolvida pela equipe do professor Marcelo Barros (Centro de Engenharia Elétrica e Informática da UFCG), a professora Valéria Andrade (CDSA) e a equipe do Atelier de Computação e Cultura da UFCG (www.compcult.net).

“Com esse projeto, fortalecemos a ideia de trabalhar a popularização da ciência do solo com professores e estudantes do ensino fundamental, que brincando, aprenderão sobre o solo trocando informações, por exemplo, enviando dados, fotos e vídeos ao servidor, realizando missões e recebendo recompensas por notificações validadas, informações do jogador, notificações etc., numa troca de saberes e conhecimentos que aprimorarão a proposta de conhecer o solo”, disse a professora Adriana Meira Vital.

(Rosenato Barreto - Assimp CDSA/UFCG)

Data: 02/08/2018