topo_cabecalho
Pesquisa da UFCG projeta bolsa para garantir transporte seguro de recém-nascidos

Projeto está em fase de registro para comercialização 

 

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) busca dar mais segurança a bebês recém-nascidos no transporte desde a sala de parto até o quarto do hospital. Realizada pela pediatra neonatal Jackeline Tissiani no Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CERTBIO/CCT), sob orientação do professor Marcus Vinícius Lia Fook o estudo vem recebendo auxílio de toda uma equipe de doutores e pós-doutores do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

 

“Não parece, mas é um caminho perigoso, pois muitas vezes o bebê vai entre as pernas da mãe, por exemplo. Há dificuldades e riscos grandes de queda, com vários incidentes reais”, explicou Tissiani.

 

Para resolver a questão, a pesquisa é objetiva: criar a “BabyBag”. Na tradução do inglês, trata-se de uma bolsa para segurar o bebê, garantindo um transporte mais seguro, humanizado e ergonômico. Ela é elaborada a partir de estudos minuciosos, desde testes morfológicos, mecânicos, biológicos e de resistência. Tudo isso para garantir um produto ideal ao recém-nascido, considerando também seu tamanho, peso e outras características.

 

“Fazemos estudos com malhas, para descobrir as propriedades adequadas, garantir a ergonomia e evitar qualquer espécie de alergia, além de conseguir que a bolsa não se deforme com o uso, que possa ser esterilizada e reutilizada. Nesses pontos, mais especificamente, é que entra de fato a importância do trabalho com biomateriais”, explicou a pesquisadora.

 

A BabyBag também já passou por testes em situações reais de uso, com mães após o parto, e o resultado foi acima do esperado. Na prática, a bolsa pode ser amarrada à mãe ou à maca onde ela está.

 

O projeto está agora na fase de patenteação, aguardando registro para que o produto desenvolvido possa de fato ser comercializado e beneficiar diretamente a população. Um dos objetivos, por exemplo, é que seja disponibilizado, no futuro, ao Sistema Único de Saúde (SUS).

 

(Ascom CCT/UFCG)


Data: 06/08/2018