Treinamento em manuseio e preparo de alimentos capacita colaboradores do HUAC

Capacitação realizada entre os dias 8 e 9 de agosto contemplou 35 novos prestadores

Os devidos cuidados no manuseio e preparo de alimentos são essenciais para evitar algum tipo de contaminação. Quando se trata de refeições em estabelecimento da área de saúde, essa preocupação deve ser redobrada. Pensando nisso, o setor de Nutrição e Dietética do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou mais uma etapa de capacitação voltada aos prestadores de serviço que atuam na cozinha.

Este foi o primeiro evento direcionado aos recém-contratados pela nova empresa de terceirização que fornece mão de obra para a cozinha do HUAC. “Ele se destina a orientar sobre o que é importante para o manipulador de alimentos e também para informar e esclarecer sobre as atribuições de cada um deles no setor”, explica Clenise Dantas, coordenadora do setor de Nutrição e Dietética.

O treinamento, ocorrido nos dias 8 e 9 de agosto e ministrado pelas nutricionistas do setor, incluiu 35 novos prestadores de serviço em funções diversas, como despenseiro, açougueiro, auxiliar de cozinha, copeiro e cozinheiro. Antigos colaboradores também tiveram acesso ao evento.

Luciene de Lima Gonçalves, 47, é cozinheira no HUAC há cerca de quatro anos. Ela disse que já participou de outras atividades de capacitação no hospital e apoia a iniciativa. “Estou achando ótimo. Já estive em outros treinamentos e acho bom, porque reforça o que já aprendi e evita a contaminação dos alimentos”, afirma.

A aprovação também parte dos novatos, como Emerson Santos Oliveira, 28, cozinheiro. Ele chegou ao HUAC há um mês e meio e é estudante de Gastronomia. “Esse tipo de treinamento é indispensável. O fato de você aprender a maneira correta de manipular os alimentos e a grande capacidade de desenvolver novas técnicas faz com que você tenha uma grande melhora na distribuição dos alimentos e na higiene do local”, declara.

Dentre as orientações repassadas durante o curso, estavam noções sobre higiene no pré-preparo, preparo de alimentos e na distribuição, além das condutas que devem ser adotadas durante todo o processo de produção de refeição. A programação também tratou das responsabilidades, deveres e obrigações do empregado.

(Assessoria HUAC/UFCG)

Data: 13/08/2018