Estudantes de Medicina da UFCG capacitam população sobre reanimação cardiopulmonar

Ação, que acontecerá no próximo sábado, dia 18, em Campina Grande e Cajazeiras, integra as atividades do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), cerca de 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes de chegar a uma unidade de emergência, mas essa estatística poderia ser diferente se a população tivesse conhecimento sobre a reanimação cardiopulmonar, aumentando significativamente as chances de sobrevivência.

Pensando nisso, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) irá promover, no próximo sábado, dia 18, em Campina Grande e Cajazeiras, um treinamento sobre como agir diante de uma situação de parada cardíaca. O evento, que integra as ações do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, comemorado em 30 de agosto, é gratuito e aberto ao público.

Segundo Railton Abrantes, professor da UFCG que está à frente da ação em Cajazeiras, mais de 80% dos casos de paradas cardíacas acontecem nas residências. Para ele, o quadro de quem passa pelo problema poderia ser outro, caso a população soubesse lidar com a situação.

“A ideia é sensibilizar a comunidade sobre como identificar um caso de parada cardiorrespiratória e agir diante dele. Saber realizar manobras de compressão torácica e ventilação artificial é fundamental e suficiente para melhorar o prognóstico do paciente”, explica. Cada minuto sem manobras de reanimação reduz em 10% as chances de sobrevivência e depois de três minutos, os neurônios começam a morrer.

A população que comparecer ao evento será orientada sobre os procedimentos de emergência pelos alunos do curso de Medicina da UFCG. Em Cajazeiras, o evento será realizado na Praça da Prefeitura, das 8h às 13h. Já em Campina Grande, a ação acontecerá no Partage Shopping, no horário das 10h às 20h. A organização é do Comitê local da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros, Centro Universitário Unifacisa e Liga Acadêmica de Emergência e Urgência (LACEU).

Sobre o Dia

O Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar surgiu em 2013, quando 17 ligas acadêmicas de Trauma e Emergência, com apoio da SBAIT, se uniram para ensinar manobras de primeiros socorros em caso de parada cardiorrespiratória. Em 2017, mais de 13 mil pessoas foram capacitadas em 22 estados brasileiros das cinco regiões do país durante a ação.

(Ascom UFCG)

Data: 16/08/2018