Artigo da UFCG será apresentado em evento internacional de Educação em Engenharia

Trabalho, que visa despertar o interesse de alunos de escolas públicas para as engenharias, está entre os 36 artigos selecionados dentre os 800 enviados para avaliação

O trabalho “Engajamento de estudantes de escolas públicas na área das grandes engenharias: uma proposta de motivação e redução da disparidade na presença de estudantes de escolas públicas no Ensino Superior”, desenvolvido por equipe da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UAEE/UFCG) junto a estudantes de escolas públicas de Campina Grande, foi selecionado para apresentação no 1° Simpósio Internacional de Educação em Engenharia, que será realizado entre os próximos dias 3 e 6 de setembro, em Salvador. O artigo foi um dos 36 aceitos para exposição dentre os cerca de 800 trabalhos enviados.

Fruto do projeto de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM) “Instrumentação Eletrônica para Alunos de Ensino Médio de Escolas Públicas”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a UFCG, o trabalho busca despertar o interesse de alunos do Ensino Médio para as áreas de engenharias.

Por meio de exposições dinâmicas, estudantes de graduação em Engenharia Elétrica da UFCG repassam conteúdos de Matemática e Eletrônica Básica, Instalações Elétricas e Microcontroladores, promovendo uma interação com os alunos das escolas públicas e o estímulo à apreensão das disciplinas.

Entre as ferramentas pedagógicas utilizadas para facilitar o aprendizado, estão kits didáticos disponibilizados pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e um jogo eletrônico com nove exemplos de instalações elétricas, desenvolvido pelo aluno Rodrigo Guimarães, do curso de Engenharia Elétrica da UFCG.

Em dez meses de execução, o projeto já vem rendendo resultados. “Alguns dos estudantes do Ensino Médio já estão fazendo curso superior, três deles em Engenharia Elétrica. Dois artigos já foram publicados em congressos. Além disso, o secretário de Educação do Estado da Paraíba entrou em contato para apoiar a iniciativa em desenvolver sistemas eletrônicos de controle de acesso nas escolas públicas”, resume o professor Raimundo Freire, orientador do projeto.

Projeto

Desenvolvido nas escolas campinenses Cidadã Integral e Técnica da Prata e Cidadã Integral Monte Carmelo entre os meses de setembro de 2017 e julho de 2018, o projeto “Instrumentação Eletrônica para Alunos de Ensino Médio de Escolas Públicas” é composto por uma equipe de dez alunos do Ensino Médio (bolsistas e voluntários) e seis estudantes voluntários de Engenharia Elétrica da UFCG.

Os resultados do trabalho serão apresentados pelas alunas Anyelle Queiroz e Rayanna Francklim, do curso de Engenharia Elétrica da UFCG, no evento internacional integrante do XLVI Congresso Brasileiro de Educação para Engenharia (COBENGE).

(Ascom UFCG)

Data: 22/08/2018