UFCG promove VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino

O evento acontece até sexta-feira, 31, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega

Com o objetivo de refletir sobre novas manifestações da Literatura em diferentes mídias  e as possibilidades de sua  inserção em sala de aula, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) promove o VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino (ENLIJE). O evento acontece até esta sexta-feira, dia 31, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega.

Com o tema “O ensino da Literatura no contexto da diversidade de produção e de mídias”, o encontro traz uma programação intensa e diversificada de atividades. Durante os três dias de evento, serão realizados mais de trinta minicursos, conferências, oficinas e grupos de trabalho, voltados para professores, estudantes, profissionais da área de Educação e interessados em leitura literária.

De acordo com informações da página do evento, a ideia é trocar experiências na área, gerando mudanças significativas na prática docente. Segundo a organização, “no momento em que a Literatura vem perdendo espaço cada vez maior no contexto escolar ou ainda permanece sendo utilizada de modo fortemente pragmático, faz-se necessário juntar esforços para refletir sobre os novos caminhos da Literatura brasileira e buscar alternativas metodológicas que favoreçam a formação de leitores”.

ENLIJE

Criado em 2006 pelo grupo de pesquisa “Abordagens de textos literários na escola”, ligado ao mestrado em Linguagem e Ensino da UFCG, o Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino (ENLIJE) discute, a cada dois anos, o trabalho com a Literatura nos mais diversos níveis de ensino. Ao longo dos anos, o congresso ganhou projeção nacional e vem, cada vez mais, contribuindo para a divulgação de pesquisas, experiências e reflexões de pesquisadores e professores sobre o ensino de Literatura.

(Ascom UFCG)

Data: 29/08/2018