UFCG prepara programação para o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Caixas serão distribuídas em todos os campi da instituição para que os alunos depositem seus anseios, medos e angústias

O Núcleo de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está engajado na Campanha Internacional do Setembro Amarelo e está preparando uma programação para o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Uma das ações programadas pelo Núcleo será a distribuição de caixas amarelas em todos os campi da instituição para que os alunos depositem seus anseios, medos, dúvidas e angústias. E no dia 10 de setembro, as caixas serão abertas para discussão, reflexão e aprofundamento do tema durante o evento que será realizado no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, campus sede, a partir das 9h30min. Na ocasião, serão realizadas ainda palestras com profissionais da área.

Este dia será voltado para reflexão a respeito do assunto, aprofundando ainda mais este tema com os alunos conversando sobre suicídio e a importância da valorização da vida. Apesar da temática não ser de fácil abordagem, nós do Núcleo de Psicologia achamos que é necessário fortalecer e informar sobre a importância de se manter um equilíbrio saudável e propomos essa reflexão”, ressalta Luziana Pereira Bezerra, coordenadora do Núcleo de Psicologia da UFCG

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. Iniciada em 2015 por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Mundialmente, são desenvolvidas ações no dia 10 de setembro, por iniciativa da International Association for Suicide Prevention. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

(Ascom UFCG)

Data: 30/08/2018