Trabalho da UFCG é premiado em evento internacional de Engenharia Elétrica

Prêmio de melhor trabalho foi entregue durante o Simpósio Internacional de Instrumentação de Sistemas, Circuitos e Transdutores, realizado entre os dias 27 e 31 de agosto, em Bento Gonçalves-RS

Uma pesquisa na área de tecnologia de Identificação por Rádio Frequência (RFID), desenvolvida por professores e alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em parceria com a universidade francesa Instituto Politécnico de Grenoble (Grenoble-INP), ganhou o prêmio de melhor trabalho (best paper) no Simpósio Internacional de Instrumentação de Sistemas, Circuitos e Transdutores (INSCIT 2018), realizado entre os últimos dias 27 e 31 de agosto, em Bento Gonçalves-RS.

O trabalho trata da implementação de uma função suplementar às etiquetas de rádio frequência, bastante conhecidas pela aplicação em produtos de supermercados e peças de lojas de roupas para controle de estoques e prevenção de furtos, bem como em para-brisas de automóveis para controle em pedágios. Intitulado “Etiqueta sensora de umidade do solo RFID UHF passiva baseada em transmissometria no domínio do tempo”, o trabalho tem como objetivo a medição de umidade do solo por meio do uso da tecnologia RFID.

O estudo propõe o desenvolvimento de sensores RFID a baixos custos, operando sem baterias e capturando toda a energia necessária do campo eletromagnético gerado pelo dispositivo leitor. Além da concepção da etiqueta sensora, os autores desenvolveram uma nova arquitetura de circuito que possibilitou elevar o grau de exatidão no processamento destas medições, mantendo o baixo consumo.

“O desenvolvimento de sensores autônomos (sem a necessidade de baterias) e de baixo custo é assunto de extrema atenção em instituições de pesquisa em todo o mundo. A tecnologia RFID é uma candidata importante para esta nova geração de sensores, porém ainda pouco explorada no Brasil. Este prêmio é importante pois destaca a relevância da UFCG no cenário de produção de ciência e tecnologia em nível nacional e internacional”, diz Newton Fonsêca, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPgEE/UFCG) que desenvolveu parte de sua tese na França.

Fruto de uma colaboração internacional entre o Laboratório de Instrumentação e Metrologia Científicas (LIMC/UFCG) e o  Laboratório de Design e Integração de Sistemas (do francês, LCIS/Grenoble-INP), o trabalho foi desenvolvido pelos professores Raimundo Freire e Glauco Fontgalland, e doutorandos Newton Fonsêca e Bruno Arruda, do PPgEE/UFCG, sob a orientação do professor Smail Tedjini, do LCIS/Grenoble-INP.

(Ascom UFCG)

Data: 05/09/2018