topo_cabecalho
Seminário internacional debate questões da educação superior

 

Reitores, pró-reitores, professores e especialistas de universidades públicas brasileiras deram início, nesta terça-feira, 18, ao Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas na Educação Superior, promovido pelo Ministério da Educação. O evento, que segue até 21 de setembro, tem como objetivo debater as boas práticas na educação superior no país e no exterior, além de promover debates que incentivem a troca de experiências sobre inovações nas universidades federais.

 

O seminário foi aberto pela coordenadora geral de expansão, gestão e planejamento acadêmico das instituições federais de ensino superior do MEC, Nara Pimentel. A professora falou sobre a importância de se debater os rumos da educação superior e, em seguida, sobre consolidação da expansão do setor no país, bem como das possibilidades que foram abertas.

 

“Esses são os dados da consolidação da expansão na universidade: de 1995 e de 2015. Passamos de 894 instituições em 1995 para 2.407 em 2015. Esses são dados do Censo. Em relação aos cursos, saímos de 6.252 em 1995 para 34.366. Hoje, no Brasil, temos 2.111 instituições privadas, 68 universidades federais e 41 institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, destaca a professora.

 

Para a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Smole, o debate e a colaboração entre as diversas instâncias de educação no Brasil é de extrema importância. “A Secretaria de Educação Básica vê com muita responsabilidade toda relação que pode se estabelecer entre nós que formamos os novos alunos e vocês, que entre outras coisas formam os professores e profissionais que vão atuar diretamente ou em alguma medida com a educação básica. As práticas pedagógicas precisam ser discutidas em todos os âmbitos para permitir a reflexão a respeito da aprendizagem e das melhorias dos processos educativos”, aponta.  

 

Vicente de Paula, diretor de políticas e programas de educação superior do MEC, também ressaltou a importância do seminário. “A temática é bastante pertinente e bastante relevante na atualidade. Haja vista que o próprio título aqui proposto para esse evento enseja um conjunto de reflexões e preocupações que serão debatidas e aprofundadas neste momento.”

 

Além-mar - Um dos convidados do dia foi Fernando Serra, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, Portugal. O professor veio do Velho Continente para explanar sobre práticas pedagógicas inovadoras no ensino superior, a história das universidades e o papel delas pelo mundo.

 

Nos outros três dias de seminário, outros participantes trazem experiências de vários estados, como o professor Marcos Masetto, da Universidade de São Paulo (USP), e a professora doutora Ilma Passos, da Universidade de Brasília (UnB). No total, 14 universidades de todas as regiões do Brasil farão uma exposição das melhores práticas de gestão adotadas pelas instituições de que fazem parte durante as mesas temáticas.

 

(MEC)


Data: 19/09/2018