Portal de Periódicos da Capes oferece treinamento online para áreas específicas

A biblioteca virtual da CAPES, Portal de Periódicos, oferece treinamento online para as áreas da ciência, engenharia, linguística e artes. Para abranger o maior número de interessados e aumentar a acessibilidade à comunidade científica, acadêmica e ao cidadão comum, o serviço passou a existir, exclusivamente, nesse formato.

A videoaula ensina o usuário a fazer buscas no portal, fornecendo uma explicação geral sobre suas funções e tipos, que são quatro: assunto, periódico, nível e base. Dividida em duas partes, a primeira explica o que é o site e qual o conteúdo da biblioteca virtual, suas características e o uso das ferramentas. Já a segunda refere-se às áreas específicas do conhecimento e aborda semanalmente cada uma delas.

O Portal certifica os usuários e não estabelece critérios de participação, não havendo limites para o número de certificações. Os cursos têm duração de três horas e podem ser usados como horas complementares. Fabricia Carina, consultora da Coordenadoria Geral do Portal de Periódicos (CGPP), conta que “há professores de metodologia científica pedindo para os alunos entrarem no portal e fazerem o treinamento; é uma forma de atividade extracurricular”.

É possível também acessar um serviço de “Help Desk”, que disponibiliza bibliotecários para atendimento ao público.

Estatísticas

Em 2017, o Portal ofereceu cursos online voltados para a capacitação à distância mediada por interface própria. Os treinamentos ocorreram entre os meses de fevereiro e dezembro. Foram inscritos 31.569 usuários e capacitados 11.290.

No mesmo ano, foram realizados 605 outros treinamentos, com 11.290 inscritos e 6.027 capacitados, indicando um aumento de 172% em relação ao programa de 2016. O número de inscritos indicou também que a capacitação foi 87% maior do que no ano anterior. O salto numérico aponta para o fato de que as capacitações ocorreram em ambiente virtual, facilitando as inscrições e o treinamento propriamente dito.

Meu Espaço

Para acessar, basta fazer cadastro na aba “meu espaço”. O usuário terá acesso ao conteúdo assinado, disponível aos alunos das instituições participantes, e aos conteúdos de acesso livre, disponíveis para qualquer pessoa do país. Atualmente, mais de 400 instituições de ensino e pesquisa têm convênio com a CAPES.

Veja o cronograma de treinamento do segundo semestre de 2018.

(CAPES)

Data: 19/09/2018