Caminhada ecológica para preservação do Riacho das Piabas acontece nesse domingo

Atividade acontecerá às 7h saindo de cinco pontos da cidade de Campina Grande

Acontece nesse domingo, dia 23, em Campina Grande, a caminhada ecológica de São Francisco pela preservação das fontes de água doce do Riacho das Piabas, que deságua no Açude Velho. A atividade acontecerá a partir das 7h com saída em cinco pontos da cidade: Jardim Continental, Alto Branco, Jardim Meneses, Comunidade Rosa Mística e da Paróquia de São Francisco, logo após a realização da missa das 6h.

A proposta dos ambientalistas é tombar a região de cerca de mil hectares e transformar numa Unidade de Conservação do Governo Federal (SNUC - LEI 9.985/2000) para a Região Metropolitana de Campina

Grande, salvando as cabeceiras da sub bacia do Rio Bodocongó e do Riacho das Piabas, que são contínuas, e formando a primeira unidade brasileira de conservação de um ecótono - o Parque Nacional do PiaBodó.

Além da caminhada, haverá o plantio de dez mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e da Caatinga. O ato é uma realização de paroquianos, movimentos, universidades, escolas, militares, escoteiros e membros da sociedade que estão em defesa da nascente que foi berço de criação da cidade de Campina Grande.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através de vários atores ambientalistas – alunos, professores e servidores – vem desde 2011 atuando como facilitadora do projeto "Articulação pela Revitalização do Riacho das Piabas/PB", que congrega várias comunidades e instituições. A Universidade contribui para valorizar o sistema hidrográfico como área estratégica para o desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana de Campina Grande, sendo objeto de estudo de monografias, dissertações e teses.

Sobre o Riacho das Piabas

O Riacho das Piabas atraiu os primeiros habitantes - os Índios – e, posteriormente, os antigos Tropeiros da Borborema, que amarravam seus animais nas “campinas grandes” existentes nos arredores do Açude Velho. Desse pouso evoluiu gradativamente povoado, vila e a cidade de Campina Grande.

A Microbacia Hidrográfica Riacho das Piabas foi urbanizada restando nativa apenas suas cabeceiras com cerca de 500 hectares entre os bairros da Conceição e o Povoado de Jenipapo. Está comprovado que nesse trecho existe mais de uma centena de olhos d’agua classificada como água doce e desejável ao consumo humano. Abriga riquíssima e desconhecida biodiversidade. Resguarda mais de 6% das aves existentes no Brasil e árvores centenárias. A região abrange uma área conhecida como ecótono, que corresponde a região de transição que encerra dois biomas:  Mata Atlântica e Caatinga.

(Ascom UFCG)

Data: 21/09/2018