Documentário produzido na UFCG representará a Paraíba em Festival de Cinema em São Paulo

“Julian sem A, sem O”, que conta a história de um homem trans, será exibido no VII Festival de Cinema de Mogi Mirim 2018

O documentário “Julian sem A, sem O”, dirigido pela estudante Mayara Caroline de Lima Paulo, do curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi um dos 28 filmes selecionados pelo VII Festival de Cinema de Mogi Mirim 2018, que acontece nos dias 05 e 06 de outubro em São Paulo.

O filme conta a história do músico e artista paraibano Julian Sam, homem trans que nasceu menina, mas desde cedo não se identificava com o seu gênero de nascimento. No curta metragem, com quase 15 minutos de duração, o protagonista fala sobre música e arte, bem como sobre os dilemas e desafios que pessoas trans enfrentam na vida cotidiana.

“Eu queria falar sobre um tema que precisava ser abordado, que é a sexualidade e que é ainda muito incompreendida. Muita gente não entende. E eu queria contar essa história sobre o ponto de vista de um transexual. Queria que as pessoas vissem ele como uma pessoa normal, como músico, como artista e que não o rotulassem”, conta Mayara.

A película já foi premiada como melhor documentário na categoria “Mostra Parahybana” do II Cine Açude Grande 2018 - Festival de Cinema de Cajazeiras/PB, que aconteceu de 20 a 25 de agosto.

“Eu fiquei muito surpresa e feliz com essa premiação. E agora ser selecionada para o festival em São Paulo, para representar o nordeste e a Paraíba, já tenho a sensação de dever cumprido em poder abordar esse tema, saber que ele será visto, julgado e compartilhado, que saiu do âmbito acadêmico e está cumprindo sua função social”, ressalta.

O documentário “Julian sem A, sem O” foi produzido para um trabalho de curso da disciplina Direção I ministrada pelo professor Ian Costa e contou com a colaboração de Arthur Lopes (Direção de Arte/Edição), Bia Barreto (Direção de Produção), Carlos Rafael (Direção de Áudio), Lemuel Bezerra (Direção de Fotografia)

Clique aqui para assistir

(Ascom UFCG)