topo_cabecalho
Edital para contratação de serviços de computação em nuvem é publicado

Prazo para entrega de propostas para licitação termina em 18/10

 

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) publicou edital para contratação de serviços de computação em nuvem. A data prevista para a sessão do pregão e abertura das propostas é 18 de outubro. A empresa contratada atuará como representante de um provedor de nuvem pública.

Esse processo de contratação visa atender às necessidades do MP e de órgãos que não possuem infraestrutura própria ou que dispõem de infraestrutura, mas não de recursos para garantir a segurança adequada à sensibilidade dos dados.

 

Entre as vantagens do serviço de computação em nuvem estão a redução de custos com infraestrutura e o compartilhamento de recursos computacionais configuráveis – como redes, servidores, armazenamento – que podem ser rapidamente provisionados e disponibilizados com o mínimo de esforço de gerenciamento ou de interação com o provedor de serviços.

 

Dos órgãos da administração pública federal que manifestaram interesse em participar da Intenção de Registro de Preços, em julho deste ano, 11 foram habilitados como participantes da licitação após análise do MP, gerenciador do processo. Outros órgãos somente poderão aderir à Ata de Registro com o quantitativo limitado ao registrado para o gerenciador e os participantes. As adesões também não poderão exceder, por órgão, a 50% dos itens do edital, conforme as novas regras para o Sistema de Registro de Preços estabelecidas pelo Decreto nº 9.488/2018.

 

(Ministério do Planejamento)


Data: 04/10/2018