Três cursos da UFCG recebem nota máxima no Enade

Cerca de 65% dos cursos tiveram aumento na nota contígua em relação à última avaliação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira, dia 9, os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017. Dos 46 cursos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) avaliados no ano passado, três obtiveram o conceito máximo (5) e 14 alcançaram a nota 4.

Tiveram seus alunos concluintes avaliados com o conceito máximo, os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e licenciatura em Ciências Sociais, do campus de Campina Grande.

Também do campus sede, as engenharias Elétrica, Civil e Mecânica, as licenciaturas em História, Letras (línguas Inglesa e Portuguesa), Pedagogia Filosofia e Matemática e os bacharelados em Física e Matemática obtiveram conceito 4, tal qual os cursos de licenciatura em Letras (Língua Portuguesa), Ciências Biológicas e Pedagogia, do campus de Cajazeiras.

O Inep também divulgou o IDD (índice calculado comparando-se as medidas de desempenho do mesmo estudante no ingresso e na conclusão do curso) com 4,35% dos cursos da UFCG (avaliados ano passado) obtendo nota 5; 6,52% conquistando 4; e 80,43% atingindo 3.

O Procurador Educacional Institucional da UFCG, Antônio José da Silva, comparando os números com a avaliação de 2014 (onde 40 desses cursos também foram avaliados) destacou que 65% deles tiveram aumento na nota contígua "o que favorece um possível incremento nos indicadores de qualidade do curso (CPC) e da instituição (IGC)".

O Conceito Preliminar de Curso (CPC), a média ponderada de diversas medidas relativas à qualidade do curso, e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), média ponderada dos conceitos dos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu, só serão divulgados em dezembro.

(Ascom UFCG)

Data: 09/10/2018