Uberlândia proíbe alunos de irem à feira de ciências. Motivo: gênero

Vereador do Escola Sem Partido pediu cancelamento de apresentações, mas prefeitura decidiu vetar participação de rede municipal

O vereador Doca Mastroiano (PR), de Uberlândia, admitiu ter pedido à prefeitura da cidade para cancelar a apresentação de dois trabalhos escolares relacionados ao tema da desigualdade de gênero na tradicional Feira Ciência Viva, que é realizada na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) há 23 anos.

No entanto, a prefeitura não se limitou a suspender a apresentação dos dois trabalhos elaborados por estudantes da rede municipal que tinham ligação com desigualdade de gênero e proibiu a participação de todas as escolas do município na feira, às vésperas do evento. Ao todo, 35 trabalhos tiveram a apresentação cancelada. A prefeitura não apresentou nenhuma justificativa para a proibição, segundo nota divulgada pela universidade.

Realizada anualmente desde 1995, a Feira Ciência Viva é sediada na UFU, onde estudantes da educação básica e escolas públicas e privadas apresentam projetos desenvolvidos com o objetivo de popularizar a ciência. O tema da edição de 2018, “Ciência para a redução das desigualdades”, é o mesmo abordado pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de cuja programação a feira faz parte desde 2009.

(Jornal da Ciência)

Data: 16/11/2018