topo_cabecalho
Décima edição do Festival Internacional de Música de Campina Grande homenageará Jackson do Pandeiro

Atendendo à proposta dos organizadores do Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS CG), a Câmara Municipal de Campina Grande aprovou na última quarta-feira, dia 14, por unanimidade, o projeto de lei, de autoria do vereador Renan Maracajá, que institui 2019 como o Ano Jackson do Pandeiro, em celebração ao centenário de um dos maiores artistas da música brasileira.

 

O artista paraibano será o grande homenageado da décima edição do FIMUS CG, cuja programação contará com exposições, entrega de comendas, concursos literários, concertos didáticos, oficinas de pandeiros e simpósio, além de um musical, de autoria de Astier Basílio, intitulado O Marco do Rei do Ritmo.

 

“A minha ideia foi narrar, em forma de literatura de cordel, a trajetória de Jackson, desde sua saída de Alagoa Grande, quando vai a pé para Campina Grande, passando por suas apresentações no Cassino Eldorado, a parceria com Rosil Cavalcanti e a carreira de sucesso até a Rádio Nacional, no Rio de Janeiro, sendo que cada momento é narrado ao som de um ritmo específico”, adianta Astier Basílio. “A maior dificuldade foi resumir tudo em um espetáculo de cerca de hora e meia de duração. Tinha material pra mais de quatro horas de musical”, confessa.

 

Batizado como José Gomes Filho, Jackson do Pandeiro nasceu em 31 de agosto de 1919 em Alagoa Grande, PB. Passou boa parte da vida em Campina Grande, onde foi engraxate, ajudante de padaria e deu início à sua carreira como músico. O apelido de Jackson foi inspirado em um personagem americano de filme de faroeste (Jack Perry). Fez grandes parcerias com Luiz Gonzaga, Edgar Ferreira e Rosil Cavalcanti, sendo considerado o maior ritmista da música brasileira. Morreu de embolia pulmonar e cerebral em 10 de julho de 1982, aos 62 anos, em Brasília.

 

(Ascom UFCG)


Data: 19/11/2018