HUAC será beneficiado com investimentos de 7,5 milhões

Recursos serão usados na compra de tomógrafo e angiógrafo digitais, além de monitores multiparamétricos

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) vai adquirir equipamentos para 29 hospitais universitários federais e uma das instituições contempladas é o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado à Rede Ebserh.

Segundo o presidente da Ebserh, Kleber Morais, a iniciativa valoriza o fato de a estatal formar uma Rede de hospitais, gerando economia de cerca de R$ 15 milhões para os cofres públicos por meio de uma compra centralizada. “Esta ação mostrar algumas das inúmeras vantagens da Rede Ebserh, possibilitando economia nas compras, e ainda demonstrando como uma boa gestão pode beneficiar os hospitais e os pacientes que precisam dos atendimentos”, afirmou Kleber Morais.

O superintendente do HUAC, professor Homero Rodrigues, disse que esse tipo de iniciativa simplifica os processos de aquisição de equipamentos, facilitando a modernização do parque tecnológico dos hospitais. "Para o Hospital Alcides Carneiro foram destinados R$ 7.549.487,01 para a aquisição de um tomógrafo digital de 64 canais e um angiógrafo digital, além de monitores multiparamétricos destinados às unidades de terapia intensiva", explicou o superintendente.

Na Paraíba, também foram destinados R$ 224.947,00 para o Hospital Universitário Júlio Bandeira de Melo (localizado em Cajazeiras) e R$ 4.125.090,21 para o Hospital Universitário Lauro Wanderley (em João Pessoa).

Em todo o Brasil, a medida contempla oito tomógrafos, usados para exames de imagem raio x, 11 angiógrafos digitais, usados em diagnósticos vasculares, além de diversos aparelhos de anestesia para ambiente de ressonância magnética, ventiladores pulmonares (suporte ventilatório de pacientes) e monitores multiparâmetros (monitoramento de sinais vitais).

Mapeamento de necessidades

Antes de adquirir os equipamentos, a Ebserh planejou previamente as etapas necessárias para a compra centralizada, mapeou as principais necessidades da Rede e deu início às licitações dos itens ao longo do ano.

Para realizar as aquisições, a estatal destinou R$ 78,8 milhões liberados pelo Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) via Ministério da Saúde. Os dados, com a lista completa dos hospitais beneficiados, podem ser consultados na edição de terça-feira (20) do Diário Oficial da União.

Os equipamentos menores já estão sendo distribuídos de acordo com a solicitação dos hospitais. Já os equipamentos de grande porte (tomógrafos e angiógrafos) necessitam de adaptações nas estruturas físicas dos hospitais, com previsão de início da programação para as obras ainda em 2018 e as primeiras unidades previstas para pleno funcionamento no primeiro semestre de 2019.

(Ascom HUAC/UFCG)

Data: 21/11/2018