Projeto da UFCG promove oficina de poesia para alunos de escolas públicas

Atividade integra a programação da Feira Literária de Campina Grande, que segue até domingo, dia 02

Alunos das escolas públicas, CEAI Dr.João Pereira de Assis e da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Félix Araújo, de Campina Grande, participaram nessa quarta-feira, dia 28, da oficina “Das rimas que o mundo dá”, do Projeto Mídias na Educação, do Programa de Bolsas de Extensão (Probex), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A atividade integra a programação da Feira Literária de Campina Grande (FLIC), que segue até domingo, dia 02

A oficina foi ministrada pela estudante Iasmin Mendes, do curso de Comunicação Social, com ênfase em Educomunicação, que integra o projeto e é também uma das coordenadoras da FLIC. Na ocasião, cerca de 80 alunos do 8º e 9º anos participaram da atividade, na qual foram apresentadas aos estudantes informações sobre o que é verso, estrofe, além de poesias de Mário Quintana e Cecília Meireles. Também foi realizada uma dinâmica em que os alunos poderiam expressar o que daria poesia na vida deles, inspirados em relacionamentos com pai ou a mãe ou em um momento que vivenciou.

Para Iasmin, a oficina foi muito rica e proveitosa. “Eu ouvi muito dos alunos. No Mídias na Educação, a gente acredita muito no desenvolvimento de qualquer projeto a partir do diálogo. Então, ouvir o que na vida deles dá poesia, ver aquelas crianças produzindo poesia foi a parte mais importante para mostrar que elas são capazes. Não só grandes autores que são capazes de escrever, mas toda e qualquer pessoa que se inspira, se interessa, pode vir a ser escritor. Essa foi a maior mensagem que tentei passar. Uma mensagem de emancipação através do texto. Você pode se libertar através do texto", conta.

Sobre a FLIC

A Feira Literária de Campina Grande começou nessa quarta-feira, dia 28, e se estende até domingo, dia 02 de dezembro. O evento acontecerá em várias partes da cidade, a exemplo do Sesc Centro, Cine Teatro São José, Centro Cultural Lourdes Ramalho e Parque da Criança.

A programação contará com palestras, espetáculos teatrais, vivências literárias, lançamentos de livros, shows musicais, sarau poético, mesas redondas, oficinas e piquenique literário, que girarão em torno do tema "Palavras que emancipam".

Para mais informações, acesse o site do evento http://www.flicfeira.com.br/ ou acompanhe pela rede social - https://www.instagram.com/flicfeira/

(Ascom UFCG)

Data: 29/11/2018