Enfermeiros do HUAC participam de curso de atualização em emergências clínicas

No último dia de capacitação, profissionais passaram por uma simulação realística

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh, realizou esta semana o I Curso de Atualização em Emergências Clínicas no Ambiente Hospitalar para Enfermeiros. A capacitação foi promovida pelo Setor de Gestão da Qualidade em Vigilância em Saúde (anteriormente chamado de Setor de Vigilância e Saúde dos Pacientes), nos dias 3 a 5 de dezembro.

Segundo a chefe do setor, Andreia Barros, a capacitação teve como público-alvo enfermeiros das alas clínicas e cirúrgicas e contou com a participação de 16 profissionais. “O objetivo do curso é capacitar os enfermeiros desses setores a identificar precocemente situações emergenciais nas unidades de internamento, para que sejam adotadas estratégias assistenciais que evitem o surgimento de complicações ou até mesmo o óbito dos usuários”, afirmou

Além de aulas teóricas e práticas, por meio de oficinas para uma melhor fixação do conteúdo ministrado, o último dia de capacitação contou com uma simulação realística. “A ideia era que os profissionais pudessem realizar a prática das habilidades desenvolvidas durante o curso, estimulando também a liderança, o trabalho em equipe e o raciocínio lógico durante situações reais. Com isso, queremos melhorar o planejamento dos cuidados com os usuários internados, qualificando a assistência prestada e melhorando os processos de trabalho”, explicou Andreia Barros.

Durante a atualização, os 16 enfermeiros foram sensibilizados para o perfil necessário em situações emergenciais e para o manuseio de alguns equipamentos, como desfibrilador e ventilador. Posteriormente, o curso também será estendido a outros setores e profissionais da assistência do HUAC.

(Ascom HUAC/UFCG)

Data: 06/12/2018