Monumento a Lynaldo Cavalcanti é inaugurado na UFCG

Homenageado estaria completando 86 anos na data da inauguração

Em solenidade bastante prestigiada, foi realizada na manhã do último sábado, dia 8, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a inauguração do busto em homenagem ao professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, uma das personalidades mais importantes da educação, ciência, tecnologia e inovação nos cenários regional e nacional.

O manto que encobria o busto foi descerrado pelo reitor Vicemário Simões e pelo filho do homenageado, Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque Filho. Na data da inauguração, o homenageado estaria completando 86 anos. O monumento fica na Praça das Bandeiras, em frente à Reitoria.

O presidente do Instituto Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque - Transposição do Conhecimento Para o Desenvolvimento Regional, engenheiro Vicente de Paulo Albuquerque Araújo, falou da alegria de compartilhar daquele momento com os seus familiares e do orgulho de ser sobrinho do homenageado "principal responsável pela interiorização do ensino superior na Paraíba e um dos principais incentivadores para a criação da UFCG".

Coube ao professor Ivan Rocha Neto, da Universidade Católica de Brasília, autor do livro Lynaldo Cavalcanti além das palavras, discorrer sobre a trajetória do homenageado relatando ações marcantes e bem característica "de uma das personalidades mais atuantes nas lutas pela interiorização do desenvolvimento, especialmente, no Nordeste brasileiro”.

O reitor da UFCG, Vicemário Simões, falou da honra de vivenciar aquele momento "de mais um reconhecimento ao papel de Lynaldo Cavalcanti para a transformação do ensino superior no estado e região". Lembrou do dia em que o conheceu e do privilégio de ouvi-lo falar sobre os seus passos na gestão pública e dos encaminhamentos para a consolidação do então campus II da UFPB (embrião da UFCG) como referência em Ciência e Tecnologia.

Os ex-reitores da UFCG, Thompson Mariz e Edilson Amorim, o diretor de Programas e Bolsa da Capes, Geraldo Nunes Sobrinho, e o ex-reitor da UFPB, Neroaldo Pontes, também compuseram a mesa cerimonial.

O homenageado

Paraibano de Campina Grande, Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tornou-se professor titular e chefe do Departamento de Estrutura e Construção, Diretor da Escola Politécnica de Campina Grande, dentre outros, chegando ao cargo de reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1977.

Antes de assumir a presidência do CNPq no ano de 1980, foi presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, CRUB. Dentre suas colocações mais recentes estão a Diretoria Executiva da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Industrial (ABIPTI) no período 1991-1997 e diversas consultorias na área de ciência e tecnologia para diversos órgãos governamentais. Foi um dos grandes incentivadores da criação da UFCG.

(Ascom UFCG)

Data: 10/12/2018