Professor da UFCG fala da importância da Matemática para a sociedade e de como, muitas vezes, ela não é percebida

É verdade que a Matemática é o pedra no sapato de muito estudante. Nas escolas, a disciplina muitas vezes confunde, são tantos números e letras embaralhados, que alguns alunos, por maior aptidão que tenham com as ciências exatas, terminam por não sentir tanto prazer naquilo, e muito menos pensar que existe uma bela profissão por trás de todos aqueles cálculos. Mas não é bem assim.

“A Matemática está em tudo. O que falta é conseguirmos ver que ela está presente, e aí entendemos sua beleza. Uma ponte, casa, animação de TV ou até um computador… Tudo tem Matemática como base. Mas o matemático geralmente não aparece na ponta da pesquisa, e o crédito sempre recai para o engenheiro, arquiteto, técnico de informática, e por aí vai”, comentou o professor Claudianor Oliveira Alves, da Unidade Acadêmica de Matemática (UAMat) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus sede.

“Gosto de comparar com a Medicina: a depender do caso a se tratar, o médico usa a ferramenta apropriada, dentre aquelas dezenas que estão a sua disposição. A Matemática também é assim: os problemas surgem naturalmente nas sociedade, e ela é um conjunto de ferramentas que sempre auxilia nas resoluções, tendo participação crucial”, explicou.

Professor Claudianor é um dos principais nomes do país quando o assunto é Equações Diferenciais Elípticas. Trata-se de um subtema da área de Análises, mais precisamente dentro das Equações Diferenciais Parciais. Para se ter uma ideia, ele tem cerca de 200 trabalhos publicados, sempre visando periódicos internacionais e de reconhecida qualidade. “A área das equações diferenciais também é um nome mais complicado do que parece. No fim, trata-se de resolver problemas do dia a dia, como o estudo interage com o mundo real. Por exemplo, um grupo de músicos tocando instrumentos. O surdo ou a percussão, quanto mais forte se bate na tela, mais alto é o som, de acordo com a deformação da membrana. E isso pode ser calculado e previsto. Isso é Matemática, não é só fórmulas, é juntar a ciência com sua aplicação no cotidiano”, contou.

“Exige-se do profissional, especialmente nessa área, que se tenha conhecimento de diversos assuntos, desde as demais áreas da disciplina, até mesmo noções de física, reações químicas, biologia. Enquanto a tendência no mundo atual é dividir e especializar cada vez mais as áreas de atuação, as equações elípticas agregam conhecimento. Esse é nosso grande desafio, mas também umas das maiores vantagens”, completou.

Na UAMat, há ainda outro diferencial. “É um dos grupos mais unidos com que já trabalhei. Há forte parceria entre todos, escrevemos artigos juntos, ajudamos os colegas, ninguém fica em evidência sozinho”, disse Claudianor. Ele, inclusive, foi aluno da Unidade, chegando ao posto de professor titular atualmente. Entre os profissionais e alunos do departamento, há também notável intercâmbio cultural. Isso porque, segundo conta o professor, é constante a presença de pesquisadores de outros países. “Estão ou já estiveram por aqui colegas da China, Argélia, Romênia, Espanha, França, Peru, Chile, Canadá, Estados Unidos…”, finalizou.

Para conhecer um pouco mais sobre a Matemática e suas aplicações nas mais diversas áreas do conhecimento, a TV Escola elaborou uma série de episódios, curtos e didáticos, que podem ser conferidos nos links abaixo:

A Matemática em toda parte I

A Matemática em toda parte II