Combate ao vírus da dengue é tema de projeto da UFCG selecionado na Chamada Universal do CNPq

Serão liberados R$ 23 mil para desenvolvimento das atividades nos próximos três anos, no campus Cuité

O projeto ‘Docking Molecular, Síntese e Avaliação Antitumoral, Antimicrobiana e Antiviral e Novos Alvos Moleculares Naturais e Sintéticos’, do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus Cuité, foi selecionado na Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A chamada seleciona propostas em qualquer área do conhecimento e concede apoio financeiro a projetos de pesquisa capazes de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação do Brasil.

Voltado à área da Química Orgânica Aplicada, o projeto selecionado visa o desenvolvimento racional de novas moléculas que exibam atividade biológica contra o vírus da dengue, microrganismos patogênicos e células tumorais. Para sua execução serão destinados R$ 23 mil.

De acordo com professor e idealizador do projeto, Dr. Juliano Rufino, a proposta aprovada também foi elaborada na concepção de envolver diferentes áreas do conhecimento, a fim de otimizar custos operacionais e gerar dados que venham fortalecer a Química de Telúrio e dos Sistemas Poli-insaturados no estado da Paraíba.

“A aprovação possibilita o fortalecimento de pesquisa de elevado nível no estado da Paraíba, mais especificamente para a região do Curimataú paraibano. Aprovar um projeto dessa natureza sinaliza o compromisso do campus universitário da UFCG, em Cuité, na produção de conhecimento científico voltado para o bem estar da sociedade”, destaca Juliano Rufino.

As atividades serão realizadas no período de dezembro de 2018 a dezembro de 2021 e acontecerão no Laboratório de Síntese Orgânica e Medicinal do CES/UFCG, com a participação de estudantes dos cursos de Licenciatura em Química e Bacharelado em Farmácia e alunos dos programas de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Biotecnologia do CES/UFCG e Pós-Graduação em Química da UFRPE.

O projeto ainda contará com a parceria do Laboratório de Orgânica Aplicada da UFPE (com colaboração do professor Dr. Paulo H. Menezes) e do Laboratório de EcoQuímica e Síntese Orgânica da UFRPE (com colaboração do Prof. Dr. João Rufino de Freitas Filho).

(Ascom CES/UFCG)

Data: 14/12/2018