HUAC participa do mutirão Ebserh Solidária com ações no Lar da Sagrada Face e na Fazenda do Sol

Atividade ocorrerá nesta quinta-feira em todo o país

O Lar da Sagrada Face (localizado em Lagoa Seca) e a Fazenda do Sol (em Campina Grande) estão entre as instituições paraibanas que serão contempladas pelo mutirão nacional de saúde Ebserh Solidária. O evento acontece nesta quinta-feira, dia 20, em todo o Brasil, com participação do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande e filiado à empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Em sua terceira edição, a ação vai levar assistência humanizada em saúde para cerca de 3 mil pessoas, que serão atendidas por 1,2 mil profissionais de 40 hospitais universitários vinculados à estatal que dá nome ao mutirão. A primeira edição do mutirão Ebserh Solidária foi realizada em 2017 (quando o HUAC levou atendimento aos moradores de Livramento). Já a segunda versão ocorreu em agosto deste ano, com assistência médico-humanitária a venezuelanos refugiados em Roraima.

Segundo a gerente de Atenção à Saúde, médica Consuelo Padilha, a ação do Hospital Universitário Alcides Carneiro começa pela manhã, às 8h, com atividades no Lar da Sagrada Face, que atende idosos. À tarde, a programação prossegue na Fazenda do Sol, a partir das 13h30min, com assistência a dependentes químicos.

“Nessa terça-feira, equipes do HUAC já estiveram no Lar da Sagrada Face, fazendo uma visita prévia aos internos para coleta de sangue. Assim, no dia do mutirão, os médicos já farão a consulta dos idosos sabendo do resultado dos exames”, explicou Consuelo Padilha.

A gestora acrescentou que, de acordo com o perfil e o público-alvo de cada instituição, o HUAC levará aos locais médicos nas especialidades de Clínica Geral, Geriatria, Reumatologia e Endocrinologia bem como enfermeiros e técnicos de enfermagem, bioquímicos e farmacêuticos.

Além do atendimento em saúde, a ação vai contar com momento recreativo, lanche e presentes (doados por colaboradores do hospital) para os beneficiados pelas duas instituições, visto que essa terceira edição da Ebserh Solidária ocorre no período natalino.

(Ascom HUAC/UFCG)

Data: 19/12/2018