Como integrar a tecnologia nos estudos

A tecnologia trouxe novas formas de educação. Esta tendência permite avaliar os conhecimentos nas plataformas para smartphones e tablets

Em um mundo cada vez mais conectado, o desenvolvimento de aptidões como a memória começa a perder valor. Os docentes devem fomentar outras aptidões, como a flexibilidade, o trabalho em equipe, a compreensão ou a criatividade.

Ter acesso a uma informação global permite ao aluno ter uma visão mais completa de um acontecimento em concreto. Ao mesmo tempo, deixar que seja o próprio aluno que investigue de maneira independente fomenta o desenvolvimento de aptidões que até o momento eram dribladas nas salas de aulas tradicionais mediante o uso da metodologia standard.

Atualmente muitas escolas somam recursos tecnológicos em salas de aula com a utilização de tablets, notebooks e outros dispositivos, ajudando a potenciar o aprendizado. Mas integrar a tecnologia não é somente incorporar um computador.

A utilização das ferramentas tecnológicas no aprendizado serve para pesquisar, descobrir, analisar, experimentar, para depois converter esse conteúdo adquirido em uma apresentação.

A integração da tecnologia pode ser algo paulatino, de forma que os estudantes não se sintam “invadidos” com várias tarefas ao mesmo tempo. Uma maneira prática de trabalhar com grupos é em uma dinâmica em que cada grupo tenha uma tarefa de pesquisa, e utiliza um elemento. Por exemplo, quando um grupo que utiliza a câmera de fotos para documentar a pesquisa. Outro grupo faz a gravação de vídeos.

O trabalho tem ainda um resultado muito melhor quando é colaborativo, onde todos trabalham para um resultado final em conjunto, que pode ser um blog, um site ou uma apresentação geral.

A tecnologia facilita a personalização da educação

Uma das possibilidades que oferece a aplicação da tecnologia na educação é a de ter recursos para fazer um seguimento de cada aluno e, portanto, facilita a personalização da educação.

Para iniciar um projeto educativo de qualidade é essencial ter um enfoque bem definido. Assim será mais fácil decidir qual tecnologia se encaixa melhor às necessidades dos alunos, assim como à dos critérios educativos e organizativos já estabelecidos.

Um bom aliado tecnológico pode ser chave para ajudar na inclusão e na adaptação. O importante é escolher uma plataforma que ajude a cumprir os objetivos e facilitar as atividades e o contato com os alunos.

GamificaçãoFlipped Classrom ou Aprendizado Baseado em Projetos são só algumas das várias metodologias educativas entre as que pode escolher para colocar em prática o projeto digital.

Estudos indicam que os estudantes obtêm sucesso com o aprendizado digital

As habilidades essenciais incluem comunicação, pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e, claro, alfabetismo digital. É fundamental que as opções em tecnologia estejam baseadas em metas de aprendizado bem definidas.

A tecnologia oferece um potencial para atrair os estudantes no aprendizado, melhorando seu compromisso com as tarefas diárias; dá acesso a uma serie de recursos informativos oportunos; dá acesso ao mundo real através de alguns aplicativos e os dispositivos tecnológicos melhoram o aprendizado prático; os estudantes aperfeiçoam as suas habilidades comunicativas por meio e veículosvariados e se envolvem em um aprendizado colaborativo.

Outra vantagem é a possibilidade de o estudante ter um aprendizado diferenciadono que se refere às possibilidades dos meios tecnológicos oferecerem novas maneiras de assimilar a informação e demonstrar o aprendizado a estudantes com diferentes estilos.

(Universia)

Data: 21/12/2018