topo_cabecalho
Satélite meteorológico operado pelos EUA dará melhor cobertura à América do Sul

Nesta quinta-feira, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (Noaa), dos EUA, discutem o deslocamento da órbita do satélite geoestacionário e meteorológico Goes-10 para cobrir melhor a América Latina.

Esse satélite é operado pela instituição norte-americana.

As imagens e dados deste satélite já são fornecidos sistematicamente a instituições de pesquisa e de previsão meteorológica do país, como o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Inpe/MCT.

No entanto, em determinados momentos, vem ocorrendo a perda de regularidade no fornecimento de imagens para a América do Sul.

Quando fenômenos meteorológicos de grande impacto surgem no hemisfério Norte, como os furacões que afetam a costa leste dos EUA, a Noaa costuma priorizar o monitoramento destes eventos, otimizando a capacidade de observação de seus satélites.

Com isso, os satélites que cobrem a América do Sul e América Latina, como os da série Goes, ao invés de fornecerem imagens a cada 30 minutos, passam a gerar a cada 3 horas.

A possibilidade de melhorar a cobertura da América do Sul vem sendo discutida desde o final de 2004 entre os especialistas do CPTEC/Inpe e da Noaa.

Com o sucesso do lançamento do Goes-13 no mês de maio e com a continuidade das operações do Goes-12 para complementar a cobertura do hemisfério Norte, a Noaa deverá colocar à disposição o Goes-10 com total dedicação à cobertura da América do Sul.

Desta forma, deverá ser ampliada a resolução temporal da cobertura do continente, que passará a ter imagens a cada 15 minutos.

Outra novidade será a geração de uma extensa gama de dados meteorológicos. O satélite passará a fornecer o perfil vertical da temperatura e umidade da atmosfera a cada uma hora. Estas melhorias deverão resultar, principalmente, no aperfeiçoamento do monitoramento e das previsões de tempo.

Estas mudanças, no entanto, deverão ser implementadas somente a partir de outubro deste ano, quando o Goes-10, após ser deslocado para uma órbita na latitude de 60 graus, estará pronto para ser operado nesta nova configuração.

O encontro técnico com a Noaa, nesta quinta-feira, estará acontecendo no âmbito do Sistema de Sistemas de Observação Global da Terra (Geoss), coordenado pelo Grupo de Observação da Terra (GEO) que reúne vários países com o objetivo de implementar um sistema global de observação da Terra.

O evento conta com a participação de instituições brasileiras e sul-americanas de meteorologia, e será realizado no Hotel Mercure, em São José dos Campos (SP).


Data: 01/06/2006