topo_cabecalho
VI Conferência Anpei: Palestrante mostrará como a Coréia se tornou exemplo mundial em inovação tecnológica

As políticas governamentais de incentivo à pesquisa e desenvolvimento tecnológico têm sido essenciais para o crescimento econômico da Coréia do Sul e para o aumento de competitividade das empresas desse país. É o que demonstrará o diretor do Departamento de Cooperação Internacional da Koita - Korean Industrial Technology Association, Yongsang Cho, na palestra Características da P&D Industrial na Coréia, durante a VI Conferência Anpei. O evento, o mais importante no país sobre inovação tecnológica nas empresas, acontece de 5 a 7 de junho, no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro.

Segundo Cho, os diversos incentivos oferecidos pelo governo, como crédito e apoio à mão de obra, resultaram no crescimento expressivo do número de centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nas empresas coreanas, que aumentou de 43 em 1979 para 12 mil em 2006.

Os investimentos na área, que somavam apenas U$ 430 milhões/ano em 1981, chegaram a U$ 19 bilhões em 2004 e o número de pesquisadores subiu de 20 mil para mais de 200 mil no mesmo período.

O esforço do governo da Coréia do Sul em fomentar a área de P&D nas empresas impulsionou diversos setores.

Hoje, por exemplo, a indústria da construção naval coreana é a primeira do mundo, com market-share de 43%; a de automóveis é a sexta maior, com participação de mercado de 5,3%; e a de semicondutores a terceira, com market-share de 7%.

Cho explicará, ainda, que as políticas públicas de incentivo a P&D empresarial não beneficiam apenas as grandes indústrias. As pequenas e médias empresas coreanas também são incentivadas a criar centros internos de pesquisa e desenvolvimento e, com isso, vêm ganhando expressão no cenário econômico do país e do mundo.

Empresas brasileiras

A VI Conferência Anpei vai mostrar também exemplos de empresas brasileiras, ou instaladas no Brasil, que aumentaram sua competitividade em função de investimentos em pesquisa e desenvolvimento. A apresentação da Petrobras e da Embraer será no dia 5. Braskem,

O Boticário e Laboratórios Aché relatam seus cases tecnológicos de sucesso no dia 6. No último dia do evento, será a vez da Pirelli Pneus e da Cristófoli Equipamentos de Biossegurança.

Mais informações e inscrições para a VI Conferência Anpei: http://www.anpei.org.br.


Data: 01/06/2006