Enem 2006 encerra inscrições à meia-noite desta sexta-feira

Termina à meia-noite desta sexta-feira, 2, o prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2006. Nesta edição, concluintes do ensino médio e egressos - participantes que já concluíram há mais tempo - tiveram a oportunidade de se inscrever pela internet. Até o momento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) registrou cerca de 600 mil pré-inscrições no sítio <http://www.enem.inep.gov.br/inscricao/>, um crescimento de cerca de 1.000% em relação ao ano passado, quando 58 mil fizeram inscrição pela web.

Para usufruir desta opção, basta a escola - que tenha respondido o Censo Escolar 2005 ou 2006 - solicitar, junto ao Inep, autorização para que seus estudantes do último ano do ensino médio efetuem as inscrições via internet. Neste processo, a instituição também deve informar aos concluintes o número do seu cadastro no Censo Escolar. Já os egressos podem se inscrever tanto nas agências dos Correios como pela internet. As escolas podem, ainda, inscrever seus alunos por meio da ficha de inscrição.

Na internet, as inscrições poderão ser feitas até a meia-noite do dia 2 de junho. Quem optar pela ficha de inscrição deverá obedecer aos horários de funcionamento da escola ou agência dos Correios.

O Enem é um exame voluntário. Além disso, é gratuito para os alunos concluintes da rede pública. Para os estudantes da rede particular e egressos, a taxa de inscrição é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), a ser paga com boleto bancário impresso no ato da pré-inscrição. A confirmação das inscrições está condicionada ao pagamento da taxa, no caso dos alunos de escolas particulares e egressos, e à conferência dos dados por parte da escola, para os alunos da rede pública. As escolas públicas que optarem pela inscrição dos alunos pela internet deverão confirmar as inscrições no período de 5 a 17 de junho.

Bolsistas da rede particular e egressos que efetuarem a inscrição nas agências dos Correios poderão solicitar a isenção da taxa preenchendo a declaração de carência, constante da ficha de inscrição.

A prova do Enem 2006 será aplicada em 800 municípios brasileiros no dia 27 de agosto, às 13h, horário de Brasília.

ProUni

Para concorrer a uma bolsa do ProUni é obrigatório ter prestado o Enem. O programa ofereceu mais de 90 mil bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior para o primeiro semestre de 2006 e 120 mil bolsas em 2005, quando o Enem registrou 3.004.491, número recorde de inscritos. Mais informações podem ser obtidas na Assessoria de Imprensa do Inep pelos telefones (61) 2104-8037, 2104-9563 e 2104-8023.

Data: 02/06/2006