Conselheiros da Conaes tomam posse

O ministro da Educação, Fernando Haddad (foto), empossou nesta terça-feira, dia 6, os novos conselheiros da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Na mesma cerimônia também tomou posse o novo presidente do órgão, Sérgio Roberto Kieling Franco, eleito por votação unânime. Franco substitui Hélgio Trindade, que assume uma cadeira na Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Kieling Franco é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e dos programas de pós-graduação em educação e informática na educação. Também é coordenador de pólos da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC).

Os novos conselheiros são Ronaldo Mota, titular da Seed; Mário Portugal Pederneiras, representante da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC); Andréa de Faria Barros Andrade, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC); Reynaldo Fernandes, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC); Renato Janine Ribeiro, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), e Daniele Costa e Silva, representante dos professores das instituições de educação superior. Como cidadãos com notório saber científico, filosófico e artístico, além de reconhecida competência em avaliação ou gestão da educação superior, foram indicados Álvaro Tubes Prata e Sônia Penin.

Haddad lembrou que o período de construção e implantação da Conaes foi rico e que a função do poder público é a de colaborar com o sistema de avaliação da educação superior. "Tivemos a aprovação tanto dos instrumentos de avaliação externa quanto de avaliação institucional interna. Cursos e diretrizes foram aprovadas pelo banco de avaliadores. O desejo é que as instituições encontrem seu caminho e construam sua reputação", ressaltou o ministro.

Data: 07/06/2006