topo_cabecalho
Ministro afirma que muda de cana limpa da biofábrica é mais vantajoso para produtor

Biofábrica de Cana-de-açúcar leva tecnologia para pequenos produtores em PE

Funcionando experimentalmente desde o final do ano passado, a Biofábrica de Cana-de-açúcar Governador Miguel Arraes - vinculada ao Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), do Ministério da Ciência e Tecnologia - foi inaugurada, nesta segunda-feira, no município de Catende (PE), pelo ministro da C&T, Sergio Rezende.

"Este é um local simbólico, único no Brasil onde a cana-de-açúcar é produzida, explorada e comercializada pelos próprios trabalhadores", disse Rezende.

A biofábrica está clonando mudas selecionadas de cana e é um impulso ao setor sucroalcooleiro, que já foi um dos maiores arrecadadores de ICMS do estado. É um dos últimos projetos idealizados pelo ex-governador de Pernambuco por três vezes e deputado federal Miguel Arraes, que viabilizou os recursos necessários para a sua implantação com emenda parlamentar.

Os técnicos trabalham com a clonagem de sete novas variedades de cana-de-açúcar de alta qualidade genética e fitossanitária.

"Os produtores do estado vão se convencer de que é melhor comprar uma muda de cana limpa da biofábrica, porque o rendimento dela é maior. Nosso objetivo é fazer com que os cultivadores e trabalhadores percebam que o investimento em tecnologia é importante", acrescentou o ministro.

Ele explicou que a experiência de fornecimento de mudas feita em Catende poderá ser expandida para outras usinas.

Participaram da inauguração a viúva do ex-governador Miguel Arraes, Dona Magdalena Arraes, a filha Ana Arraes, e o neto, deputado Eduardo Campos, ex-ministro da C&T, representando a família do ex-governador e deputado federal, falecido em agosto de 2005.

Também estiveram presentes o presidente do Sindicato dos Cultivadores de Cana do Estado de Pernambuco, Gerson Carneiro Leão, o presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, Ricardo Buarque, o diretor da Federação dos trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), José Rodrigues, e o diretor de Logística e Gestão Empresarial da Conah (Companhia Nacional de Abastecimento), Silvio Porto.

Localizada no município de Catende, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, a Usina Catende é a única no país administrada por trabalhadores rurais cultivadores de cana-de-açúcar, depois de sua falência ter sido decretada em 1995.

Após um período em que foi nomeado um administrador da massa falida, a Justiça determinou, em 1998, que a administração da usina passasse às mãos dos trabalhadores, que fundaram uma cooperativa.

Com o uso das mudas clonadas, os agricultures esperam um aumento de produção na usina. "Temos hoje uma produção de 50 toneladas por hectare e acreditamos que, se houver um bom aproveitamento da tecnologia, poderemos produzir mais de 100 toneladas por hectare", ressaltou o agricultor Marivaldo Silva de Andrade, administrador de Catende no processo de falência.

Estrutura

A Usina Catende abriga parte da Biofábrica de Cana-de-açúcar do MCT: uma estufa para a aclimatação de mudas clonadas foi construída na sede da usina, e mais cinco estufas foram erguidas em cinco engenhos a ela vinculados, e que lhe fornecem cana.

A estrutura da biofábrica é composta por um laboratório no Cetene, no Recife, onde é feita a clonagem da cana in-vitro, e as seis estufas de Catende, onde ocorre a etapa ex-vitro, com a aclimatação das mudas. O MCT investiu R$ 810 mil na implantação do laboratório e R$ 226 mil na construção de seis estufas na cidade pernambucana.

Durante a inauguração, Sergio Rezende, técnicos, trabalhadores e convidados visitaram a maior das estufas que faz a aclimatação das mudas na Usina Catende, instalada na sede da usina - no Engenho Ouricuri.

A estufa tem 12,8 metros de largura, 44 de comprimento e 3,5 de altura, e capacidade para a produção de 150 mil mudas de cana.

As outras cinco estufas têm 6,4 metros de largura, 28 de comprimento e 2,5 de altura, cada uma com capacidade para produzir 50 mil mudas.

Elas foram instaladas no Engenho Bálsamo (município de Jaqueira, a 10 Km da sede da Usina), Engenho Pirangi (município de Palmares, a 20 Km), Engenho União (Jaqueira, a 10 Km), Engenho Laje (município de Palmares) e Engenho Capricho (em Palmares, a 25 Km da sede).

Vinte filhos de agricultores da Usina Catende foram treinados pelo MCT para manusear as mudas que estão sendo aclimatadas nas estufas, e mais vinte estão sendo treinados agora.

A filha de trabalhadores rurais do Engenho Bálsamo, Micilene Matias da Silva, que fez o curso de manuseio de mudas, agradeceu ao ex-governador Miguel Arraes pela fundação da Biofábrica.

"Sua linda história vai ficar em nossa região. Vai continuar nos dando força para buscar a justiça e desenvolvimento que inclua o povo pobre e sofrido", disse.


Data: 07/06/2006