topo_cabecalho
AEB participa de reunião da ONU sobre exploração do espaço

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Sergio Gaudenzi, participa desde esta segunda-feira da reunião anual do Comitê da ONU para Usos Pacíficos do Espaço Exterior (Copuos), em Viena, na Áustria.

É a primeira vez que um dirigente da AEB, ligada ao MCT, marca presença no evento, considerado um dos principais fóruns internacionais para questões relativas ao setor espacial.

Entre os objetivos de Gaudenzi está propor que a cooperação no uso de imagens de satélite vá à discussão na reunião do próximo ano. O assunto, que já conta com o apoio de diversos países, precisa ser aprovado na Assembléia Geral da ONU, que define a agenda do Copuos.

"Hoje em dia, as aplicações espaciais são fundamentais a um país, sobretudo em sensoriamento remoto, para o conhecimento adequado do território e a busca de soluções para as questões locais", afirma o assessor de Cooperação Internacional da AEB, embaixador Carlos Campelo.

A idéia do Brasil é estimular a cooperação entre os países para a obtenção da infra-estrutura de recepção, processamento e análise das informações contidas nas imagens de satélite.

As imagens feitas por esses artefatos espaciais cumprem um importante papel no conhecimento e gerenciamento de riquezas naturais e podem ser utilizadas na previsão de safras agrícolas e controle de desflorestamento, por exemplo.

Entre os assuntos que serão discutidos no Copuos deste ano estão a destinação dos detritos espaciais e as fontes de energia nuclear no espaço.


Data: 07/06/2006