Vinculação da tecnologia com a indústria é primordial, afirma presidente do Inpi

“Necessitamos vincular a tecnologia com a indústria e não a C&T com a indústria”. Foi a afirmação do presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), Roberto Jaguaribe, hoje (6), durante a 6ª Conferência Anpei

Segundo ele, essa vinculação não tem sido tratada da maneira correta. Para tentar sanar esse problema, Jaguaribe reconhece que o atual governo, desde o início de sua gestão, tem promovido ações e articulações. Ele citou a reformulação por que passa o Inpi e ressaltou que esse processo, mesmo sendo longo, já está em um caminho sem volta.

Jaguaribe anunciou que, pelo aumento do quadro de recursos humanos no instituto, o Inpi concederá, até o final de 2006, marcas solicitadas neste ano. “Com isso, conseguiremos abaixar o período do processo de 70 para 12 meses”, afirmou.

Já no sistema de patentes, Jaguaribe disse que as solicitações feitas em 2006 não demorarão mais de cinco anos para serem atendidas. “Não é o que esperávamos, mas é o que poderemos avançar”.

Data: 07/06/2006