Expansão do ensino superior cria 3,3 mil cargos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Fernando Haddad, da Educação, anunciaram nesta quinta-feira, 8, projeto de lei que determina a criação de 3,3 mil cargos nas universidades federais, dos quais 2,3 mil para professores e 1.075 para servidores técnico-administrativos - além de 120 cargos de direção e de 420 funções gratificadas.

Os cargos estão sendo criados para atender à expansão da rede federal de ensino superior. São quatro novas universidades - entre elas a Unipampa, cuja criação por meio de projeto de lei também será anunciada nesta quinta-feira; a transformação de seis faculdades federais em universidades - grupo no qual está incluída a Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (FUFCSPA), cuja criação a partir da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA) será anunciada no mesmo dia; e a construção ou ampliação de 40 campi. As obras beneficiam 68 municípios em 21 estados.

Data: 08/06/2006