Brasil e Argentina acertam as bases do Centro Binacional de Metrologia

Proposta de criação do centro será apresentada em agosto, na reunião do Comitê Gestor de Cooperação Bilateral dos dois países

Ainda nesta quinta-feira, o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), João Jornada, e o diretor de Metrologia Científica e Industrial do instituto, Humberto Brandi, estarão reunidos com o diretor de Metrologia, Qualidade e Certificação do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI) da Argentina, Joaquim Valdés, para preparar um relatório das discussões promovidas sobre a criação do Centro Binacional de Metrologia.

O objetivo é registrar as sugestões apresentadas nas quatro mesas de discussão sobre Metrologia da 2ª Reunião Ciência, Tecnologia e Sociedade, em Buenos Aires, e apresentá-las aos ministérios da C&T e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, e da C&T e Meio Ambiente e da Economia da Argentina.

Com base neste relatório, será preparado um plano de trabalho e uma proposta de criação do Centro, a serem apresentados em agosto, na próxima reunião do Comitê Gestor de Cooperação Bilateral de Brasil e Argentina, em Buenos Aires.

Responsável pela avaliação de programas e projetos conjuntos entre os dois países, o comitê é presidido pelo Ministério da C&T argentino e conta com representantes do Ministério das Relações Exteriores, Comissão Nacional de Energia Atômica, Conselho de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Conicet), Secretaria de Políticas Universitárias do Ministério da Educação e representantes da comunidade científica e do setor produtivo. Pelo Brasil, há representantes do MCT, Finep, CNPq e Itamaraty, entre outros.

Com a apresentação da proposta ao Comitê, os idealizadores do Centro Binacional de Metrologia seguirão os passos da criação do Centro Binacional de Nanotecnologia, cuja idéia surgiu na 1ª Reunião Ciência, Tecnologia e Sociedade, em 2004.

Em novembro de 2005, na reunião do Comitê Gestor em Foz do Iguaçu, os ministros da C&T de Brasil e Argentina aprovaram o projeto e anunciaram a criação do Centro, como explicou Silvina Bidart, coordenadora da área de cooperação bilateral da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva (Secyt) da Argentina.

Ela esteve presente na mesa que discutiu na manha desta quinta-feira a criação do Centro Binacional de Metrologia e explicou para os diretores do Inmetro e do INTI como se desenvolvem os projetos de cooperação entre os dois países.

Foi de Bidart a sugestão de que se leve à reunião do Comitê Gestor a proposta de criação do Centro, junto com um plano de trabalho que defina os objetivos, as áreas de atuação e o orçamento anual previsto. Ela citou o Centro Binacional de Nanotecnologia como exemplo de êxito na cooperação entre os dois países.

“Este foi o programa que obteve resultados em menor tempo. Seis meses depois de sua criação, realizou-se aqui em Buenos Aires a primeira Escola de Nanotecnologia. Outros programas de cooperação não funcionaram tão bem”, comentou.

O diretor de Metrologia, Qualidade e Certificação do INTI, Joaquim Valdés, disse que a idéia de uma parceria com o Brasil na área foi da própria Secyt, que sugeriu que se aproveitasse a reunião de Buenos Aires para discutir a criação do Centro Binacional.

Segundo Valdés, a intenção é utilizar nesse projeto recursos disponíveis no âmbito do Ministério de C&T e Meio Ambiente, por meio de um fundo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que destina U$ 300 milhões para projetos de C&T.

“Temos que aproveitar a situação florescente do Inmetro e o cenário favorável em ambos países para esta cooperação”, considerou.

Ele sugeriu as áreas com maior possibilidade de desenvolvimento de projetos conjuntos: Metrologia para os setores de Comunicações (padrões de tempo e freqüência), de Energia (transmissão de dados criptografados), de Química (desenvolvimento de materiais de referência); Metrologia Ambiental; Metrologia Dimensional; Metrologia para diagnóstico clínico e métodos de referência; assessoria para grandes projetos regionais/supervisão de projetos como entidade intergovernamental.

Humberto Brandi, diretor do Inmetro, ressaltou que o instituto conta com um sólido ambiente de pesquisa e inovação, que poderá servir ao desenvolvimento dos projetos conjuntos.

Ele destacou o Programa de Materiais de Referência Certificados e os Centros de Microscopia, de Nanometrologia, de Dispositivos Orgânicos e de Capacitação em Metrologia e Avaliação da Conformidade.

A seu ver, o importante é atacar os problemas mais perceptíveis para a sociedade, indústria e políticos, como forma de justificar e garantir a aplicação dos recursos.

Para o presidente do Inmetro, João Jornada, a oportunidade de criar o Centro Binacional é extremamente auspiciosa e deve ser tocada a frente imediatamente. “Estamos muito contentes e apoiamos totalmente a iniciativa”, concluiu.

Data: 08/06/2006