NOTA - Prefeitura Universitária

A rede elétrica de baixa tensão da UFCG está distribuída em quase sua totalidade nos níveis de tensões 380/220V.

Alguns transformadores existentes no campus de Campina Grande que transformam energia para as tensões 220/127V foram colocados para atender especificamente a alguns laboratórios que adquiriram, em anos anteriores, equipamentos elétricos que funcionam nesses níveis de tensão.

Para a região nordeste é adotado o sistema de energia elétrica em baixa tensão nos níveis 380/220V, em conseqüência, a maioria dos transformadores utilizados estão dentro desse padrão de tensão, daí a dificuldade que se encontra para substituição temporária de um transformador 220/127V por outro em caso de defeito.

Recentemente tivemos um caso em que o transformador 220/127V que alimenta eletricamente o Laboratório REENGE no bloco CB apresentou defeito. Nestes casos o procedimento normal seria:

1.Retirada do transformador avariado para conserto;
2.Colocação temporária de outro com mesma potência enquanto a avariado é consertado.

No caso do REENGE, o transformador foi retirado para conserto não tendo sido colocado um outro temporariamente devido a dificuldade de se encontrar um da mesma potência e nível de tensão.

Diante do exposto solicitamos que os Centros da UFCG sejam orientados no sentido de, quando pretenderem adquirir equipamentos elétricos, nos pedidos sejam especificados os níveis de tensão com os quais trabalhamos, ou seja:

380V para equipamentos trifásicos (tensão entre fases)
220V para equipamentos monofásicos (tensão fase neutro).

Atenciosamente,

Prof. Eduardo Jorge Lira Bonates