Programa de qualificação de professores é avaliado pela Capes

Pesquisadores, professores, pró-reitores e técnicos do setor financeiro de universidades públicas de todo o Brasil estarão reunidos no 1º Seminário de Avaliação do Programa de Qualificação Institucional (PQI), nos próximos dias 19, 20 e 21, em Brasília. O evento, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), vai avaliar os 156 projetos de qualificação do quadro de professores e técnicos dessas universidades. O aperfeiçoamento foi feito por meio de projetos conjuntos de pesquisa e pós-graduação entre equipes de diferentes regiões do país.

No encontro serão discutidos os resultados do programa desde a sua criação em 2002. Os grupos de trabalho, com cerca de 50 representantes de projetos de universidades de todo o país, irão apresentar o número de professores e técnicos formados, o número de publicações, avaliação das parcerias feitas entre equipes de estudo e pesquisa de diferentes regiões do país. E ainda, um relatório final com os resultados dos quatro anos de PQI.

Efeitos

A coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Capes, Íris Santiago, adianta que os resultados do programa são favoráveis. "Os efeitos são bem positivos. Vários cursos de mestrado e doutorado foram abertos, muitas publicações acadêmicas foram feitas, tudo a partir do programa", diz. Íris espera também que sejam propostas melhorias na elaboração e implementação de estratégias do ensino e da pesquisa.

O encontro será realizado no auditório do Anexo 1 do MEC e começa às 8h30 com a presença do coordenador-geral de Programas no País da Capes, Geová Parente, e da coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Íris Santiago. Estão confirmadas as participações dos professores Ronaldo Lima, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Fátima Dias Costa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Gilmar Santos Trindade, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Marinez Isaac Marques, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), além de professores e técnicos representantes dos projetos.

Data: 19/06/2006