topo_cabecalho
Reunião anual da SBPC começa em 16 de julho em Florianópolis

A Universidade Federal de Santa Catarina sedia este ano o maior evento científico do Hemisfério Sul – a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que costuma reunir uma média de 15 mil pessoas

O 58º encontro da SBPC será realizado de 16 a 21 de julho no campus da UFSC, em Florianópolis, tendo como tema “SBPC&T – Semeando Interdisciplinariedade”, lembrando a constante relação entre as ciências, como a forma mais adequada para sua aplicação na vida real.

“As descobertas científicas e tecnológicas precisam de uma visão multidisciplinar” afirma o presidente da entidade, Ennio Candotti. “Consideramos que este é o desafio desta década.”

Diferentemente dos anos anteriores, nos quais a ênfase da programação estava na ciência propriamente dita, a reunião de Florianópolis será dividida igualmente entre temas ligados à tecnologia e à ciência.

“Nossa intenção é fazer com que as grandes empresas participem da discussão sobre a modernização do país”, afirma Candotti. “A competição internacional hoje exige criatividade, agilidade administrativa, velocidade de resposta e formação de recursos humanos que não cabem, por exemplo, na lei de licitações (8.666/93) e em outras que acabam engessando as boas idéias.”

Candotti chama a atenção também para as dificuldades impostas pelas leis de biopirataria ao trabalho dos pesquisadores da biodiversidade brasileira. “No fundo, os entraves ao desenvolvimento tecnológico e à pesquisa são da mesma natureza”, afirma.

“Se queremos dar um passo adiante no desenvolvimento da ciência e na inovação, devemos promover uma profunda reforma no sistema público de fomento e nas relações entre Estado e instituições públicas e privadas.”

Novidades

A reunião de Florianópolis pretende inovar no formato. Além das 50 conferências, 60 simpósios, 50 minicursos, 30 mesas-redondas, haverá encontros abertos ou painéis de 5 a 8 especialistas destinados a elaborar documentos que nortearão a política e as ações da SBPC durante o ano.

Além disso, serão realizados Grupos de Trabalho sobre temas interdisciplinares, ou seja, que demandam profissionais de diversas áreas, como terapia gênica, água, evolução, ética e criminalidade. O programa dos Grupos de Trabalho não deve se limitar à reunião anual, mas continuará a se desenvolver durante o ano em reuniões mensais.

Outros temas que serão tratados serão transgênicos, aborto, células-tronco, gripe aviária, nanotecnologia, Copa do Mundo, eleições presidenciáveis na América Latina e no Brasil, Amazônia, robótica, processamento de informações e novas tecnologias na produção de petróleo.

A Expociência, que costuma ser realizada ao mesmo tempo que a reunião anual, ganha novo formato e passa a se chamar Expot&c.

“Pela primeira vez, haverá um ciclo de debates sobre inovação tecnológica, envolvendo os expositores das instituições que apóiam a pesquisa e as empresas”, diz Álvaro Roberto Souza Moraes, responsável pela programação. Em Florianópolis haverá um recorde de expositores – mais de 50, entre instituições de fomento, Universidades e empresas.

Continuam as atividades que já se tornaram tradicionais, como a SBPC Jovem, destinada a trazer a juventude para a área de ciência e cultura, consistindo de exposições, conferências e cursos; as jornadas de Iniciação Científica, que reúnem os melhores trabalhos apresentados nos congressos de iniciação científica das Universidades; e a SBPC Cultural, com a apresentação de atividades culturais com ênfase na região.

Este ano a reunião anual homenageará a professora emérita de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, Glaci Zancan, presidente da SBPC entre 1999 e 2003; e o engenheiro Caspar Erich Stemmer, professor e ex-reitor (1976-1980) da Universidade Federal de Santa Catarina, secretário de Desenvolvimento Científico do MCT.

O que é a reunião anual da SBPC

A SBPC reúne representantes de todas as áreas da ciência brasileira desde 1948, quando foi fundada em SP com o objetivo de defender o avanço científico e tecnológico do país e o seu desenvolvimento educacional e cultural.

A reunião anual é a oportunidade dessa comunidade se manifestar sobre questões fundamentais para a independência e desenvolvimento econômico nacionais. Todos os anos, ela é realizada em diferentes pontos do país, com o objetivo de ampliar o debate para todos os estados, com a participação de 53 sociedades e associações científicas.

Milhares de pessoas, incluindo cientistas, professores, estudantes e outros interessados participam desses encontros que desempenham duas funções importantes.

A primeira é servir de ponto de encontro e unidade dos cientistas do país, tratando tanto de temas estritamente acadêmicos como dos problemas mais gerais que afetam a atividade científica. O segundo é mais geral, ou seja, discutir as grandes questões sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que afetam o país como um todo.

A primeira reunião da SBPC, realizada em outubro de 1949, em Campinas, interior de SP, reuniu 104 participantes. Em 2006, a reunião programada para Florianópolis deve contar com a participação de cerca de 600 palestrantes. O recorde de público ocorreu em Recife, no ano de 2003, quando estiveram presentes 25 mil pessoas.


Data: 20/06/2006