MEC e Embaixada da França assinam acordo

França e Brasil assinaram, nesta segunda-feira, acordo de trabalho na área de Educação a Distância. O documento faz parte do Acordo-Quadro de Cooperação entre os dois governos, firmado em Paris, em 28 de maio de 1996, e do Protocolo de Cooperação sobre a Promoção Recíproca dos Idiomas no Ensino, assinado em 25 de maio deste ano.

A solenidade contou com a participação do secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota – que representou o ministro da Educação, Fernando Haddad; do embaixador da França no Brasil, Jean de Gliniasty; e do secretário de Ensino Superior, Nelson Maculan, além de representantes da Secretaria de Educação a Distância (Seed) e da embaixada francesa.

O objetivo do programa de trabalho entre o MEC e a Embaixada da França no Brasil na área de educação a distância é aprofundar e desenvolver, em conjunto, atividades técnico-pedagógicas e de promoção de soluções baseadas nas tecnologias de informação e comunicação na educação, denominadas TIC.

Para a implementação do acordo, o MEC manterá curso de língua francesa na faixa de línguas da programação da TV Escola e colocará ambiente de Internet com conteúdos e ferramentas pedagógicas, que serão direcionadas ao ensino da língua e da cultura francesas em ambiente de ensino-aprendizagem a distância.

A primeira ação já foi iniciada com a habilitação da página eletrônica http://www.francoclic.mec.gov.br, espaço virtual desenvolvido pelo Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional (Cete) da Seed.

Como contrapartida, cabe à França disponibilizar ferramentas pedagógicas que visem à capacitação de professores em exercício e de alunos de cursos do idioma francês.

Data: 20/06/2006