Começa período para indicação de avaliadores da educação superior

Teve início nesta segunda-feira, 19, o período para a indicação de candidatos a avaliadores de instituições de educação superior (IES) e de cursos de graduação. Os selecionados passarão a compor o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e, após serem capacitados, farão parte da base a partir da qual serão montadas as comissões que realizarão as avaliações in loco.

Para indicar candidatos é necessário preencher as informações solicitadas no Portal do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou em seu sítio na internet www.inep.gov.br ou no link http://sinaes.inep.gov.br:8080/sinaes/.

Inicialmente, entre 19 e 30 de junho, cabe aos conselhos superiores das IES e aos colegiados responsáveis pelos cursos de graduação indicar candidatos para avaliadores institucionais e avaliadores de cursos, respectivamente. Posteriormente, de 10 a 21 de julho, será o momento de docentes fazerem sua auto-inscrição, sendo que, mesmo aqueles que já fazem parte do banco de avaliadores do Inep, deverão se reinscrever, para se adequarem aos novos critérios de seleção e procedimentos operacionais instituídos pelo Ministério da Educação em maio deste ano (ver portaria MEC Nº 1.027/2006). É também neste mesmo período que entidades científicas e educacionais poderão fazer indicações de candidatos.

A indicação ou a auto-inscrição de avaliadores deve atender, na íntegra, aos critérios definidos pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes): ter título de doutor; pelo menos cinco anos na docência em nível superior (imprescindível para avaliadores de curso); e no mínimo três anos na gestão educacional (imprescindível para avaliadores de instituições de educação superior). Além disso, os docentes devem ter o currículo Lattes atualizado para o ano de 2005 e precisam estar registrados no Cadastro de Docentes ou no Banco Complementar do Inep. Docentes aposentados e técnicos administrativos também poderão fazer parte do BASis, desde que atendam aos requisitos acima.

O Inep e a Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) farão a seleção dos inscritos, considerando, entre outros, os seguintes aspectos: tempo de docência e titulação; produção científica; participação em comissões dentro e fora da IES; cargos (de diretor, coordenador de curso, chefe de departamento, diretor de unidade, pró-reitor, reitor, membro de colegiados superiores etc); participação em entidades científicas; presidência de entidades científicas ou de fóruns de entidades ligadas à educação superior; experiência em avaliação; indicação pelos pares da própria IES e número de indicações pelos pares de outras IES e cursos.

Data: 21/06/2006