Proesp promove a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais

Os projetos financiados pelo Programa de Educação Especial (Proesp), do Ministério da Educação, começam a mostrar resultados. Durante o 1º Encontro Nacional do Proesp, realizado nos dias 12 e 13 de junho, em Porto Alegre, foram apresentados os trabalhos selecionados pelo programa em 2003 e 2005.

Segundo a assessora técnica da Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC), Marlene Gotti, as pesquisas realizadas pelo projeto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) resultaram na abertura do primeiro curso superior de letras em libras, que será inaugurado nos próximos meses.

Já o trabalho da Universidade de São Paulo (USP) foi outro destacado durante o encontro. A partir das pesquisas feitas pelos alunos da USP sobre recursos para compra de material destinado aos surdos, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) comprou dicionários trilíngües (português/inglês/libras) para alunos com necessidades especiais do ensino básico. "Graças às pesquisas financiadas pelo Proesp, a inclusão de alunos especiais na educação básica e no ensino superior está sendo atendida", explica Marlene Gotti.

Programa

O Proesp é uma parceria da Seesp e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), que tem como objetivo atender as diferenças dos alunos com necessidades especiais, a partir de projetos desenvolvidos por universidades.

Ao todo, o programa financiou 20 trabalhos em 2003 e 2005. Os dez projetos selecionados em 2005 e que ainda serão desenvolvidos receberam uma verba de custeio de R$ 30 mil, mais o valor da bolsa da Capes (R$ 855 para mestrado e R$ 1.267 para doutorado).

Data: 21/06/2006